Operação Sorrelfa
Vereadores de oposição pedem para que Juarez se afaste da prefeitura
Ofício assinado por 3 vereadores sugere que, por bom senso, o prefeito peça para sair
Política | 20 de Setembro de 2016 as 19h 30min
Fonte: Jamerson Miléski
O candidato a vice-prefeito de Sinop, Fernando Assunção (PSDB), quer que a sua adversária, Rosana Martinelli (PR), assuma a prefeitura antes mesmo do resultado das eleições. O que mais parece uma “pegadinha” eleitoral está proposto em um documento oficial, apresentado na sessão da Câmara de vereadores de Sinop desta segunda-feira (19).
O pedido de afastamento do prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), foi apresentado por Assunção e assinado por outros dois vereadores de oposição: Wollgran Araújo (DEM) e Júlio Dias (DEM). No documento, os vereadores pedem para que Juarez se afaste do cargo para assegurar a “rapidez, transparência e devido esclarecimento dos fatos”, referentes a investigação conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), da Operação Sorrelfa, deflagrada no último dia 15. “Esse requerimento não tem como base o artigo 20 da lei 8429/92, mas o bom senso do senhor prefeito, na medida em que seu afastamento, poderia lhe proporcionar condições para melhor esclarecimentos a respeito das notícias, bem como proceder sua defesa”, relatam os vereadores em trecho do documento.
O artigo citado da lei 8429/92 (que trata sobre a improbidade administrativa), versa que “A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória”. O Parágrafo único desse artigo determina que “A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual”.
Os vereadores não invocam esse artigo e apelam apenas para o bom senso do prefeito. No pedido de afastamento, a oposição cita ainda as regras do regimento interno para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), mas acabam desconsiderando a abertura de uma por entender que o Gaeco e o Ministério Público já estão conduzindo as investigações. “Como seria o discurso de Juarez se estivesse aqui na Câmara? Ele deve explicações porque sempre atacou de forma cruel e frontal os gestores em especial do grupo político do qual faço parte. Minha função aqui não é polemizar, ao contrário deles”, discursou Assunção na sessão.
Caso Juarez decida se afastar da função, quem assume o cargo é sua vice, a candidata a prefeita adversária de Assunção, Rosana Martinelli. O pedido feito pelos vereadores não se estende a vice-prefeita.
Nessa linha sucessória, caso Rosana optasse por não assumir a função, o prefeito “temporário” de Sinop seria o vereador Roger Schallemberger (PR), que devido a licença de Carlão Coca-Cola (PTB) e Mauro Garcia (PMDB), é o atual presidente da Câmara de Sinop.
Confira abaixo o pedido de afastamento assinado pelos vereadores.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23