Mitando
Vereadores concedem título de cidadão sinopense a Jair Bolsonaro
Homenagem ao presidente da República foi aprovada por unanimidade
Política | 10 de Agosto de 2020 as 17h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

O presidente da República, Jair Bolsonaro, é o mais novo cidadão honorário de Sinop. A homenagem foi aprovada, por unanimidade, pelos 15 vereadores da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (10). O autor da proposição foi o vereador Dilmair Callegaro, do PSDB. Outros 12 vereadores assinaram o projeto como coautores. As duas mulheres que integram a Câmara local foram as únicas a não assinar a propositura, mas votaram favorável.
Segundo Dilmair, só pelo fato de ser presidente da República, Bolsonaro já merecia o título. Além disso, o vereador justificou que Bolsonaro tem feito muito pelo agronegócio e pelos produtores de todo país – pontuando a Ferrogrão como uma dessas ações. A ferrovia que conectará Sinop ao porto de Miritituba, no Pará, começou a ser idealizada em 2012 e as primeiras ações para implantação ocorreram em 2016.
Outro vereador a enaltecer a postura do presidente foi Luciano Chitolina (PSDB). Segundo ele, “Bolsonaro mostrou pra que veio”. “Nossa região mato-grossense e amazônica já deve a ele mais do que à qualquer outro presidente”, discursou Chitolina, listando a conclusão da BR-163 entre Sinop a Miritituba – com a pavimentação dos 51 km remanescentes da obra – e creditou ao presidente a implantação da Ferrogrão. “Vindo dele eu acredito”, completou.
Chitolina disse que prefere um presidente “bronco, fala grosso e estúpido”, do que alguém com “fala mansa e larápio”. Também afirmou que Bolsonaro e sua família são diariamente atacados por “esquerdopatas” e concluiu dizendo: “quem dera se tivéssemos 16 anos de Jair Messias Bolsonaro no nosso país”.
Tony Lennon (PRB), reivindicou o pioneirismo em defender a candidatura de Bolsonaro, dizendo ter sido o primeiro vereador a declarar apoio ao atual presidente. Mas compensou dizendo que o único erro do atual líder nacional foi classificar a pandemia de Covid-19 como “gripezinha”. “Tenho certeza que hoje ele entende a realidade da situação. Acho que ele poderia voltar atrás e entender que ele errou naquele momento”, declarou Tony.
Ademir Bortoli (PRB), também lembrou que, ainda em 2017, ele e outros dois vereadores visitaram Bolsonaro no seu gabinete, quando ainda era deputado federal.
Em julho, Bolsonaro anunciou que visitaria Sinop no dia 1º de agosto. A viagem oficial acabou não ocorrendo – já que o presidente acabou contraindo o Covid-19. A agenda foi adiada, sem data definida.
E o Lula?
Em 2017, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso concedeu um título de cidadão mato-grossense benemérito ao ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT). A homenagem foi bastante criticada por alguns vereadores de Sinop.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00