Sinop
Vereadores aprovam projeto para reforçar as equipes de saúde
Com a permissão, prefeitura poderá contratar mais 89 profissionais para atender a demanda
Política | 14 de Julho de 2020 as 17h 09min
Fonte: Jamerson Miléski

De forma rápida, extra pauta, em primeira e única votação, a Câmara de Sinop aprovou nesta segunda-feira (13), o projeto de lei 033/2020, de autoria do executivo municipal. A matéria autoriza a prefeitura a contratar, em regime temporário, profissionais da saúde para reforçar a atenção básica e aumentar a resposta frente a demanda gerada pela pandemia.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, apesar de alguns vereadores criticarem a demora para a gestão municipal tomar essa decisão. “As ações são feitas na medida que a pandemia avança, com responsabilidade, observando as limitações de orçamento e de caixa, bem como a demanda. Pode ter demorado, mas a resposta foi dada”, ponderou a líder da prefeita na Câmara, Professora Branca (PL).
Com a aprovação, a prefeitura está autorizada a contratar mais 11 médicos, 19 enfermeiros, 35 técnicos de enfermagem, 20 agentes de serviços em saúde, 2 psicólogos e 2 assistentes sociais. Esses profissionais vão compor a estrutura da rede de saúde pública no combate à Covid-19.
O reforço na equipe de saúde ajudará a suprir as baixas que o setor vem registrando. Conforme levantamento realizado pela Comissão de Saúde, apresentada pelo vereador Ícaro Severo (PSL), na mesma sessão, 120 profissionais da saúde contratados pela prefeitura estão afastados – doentes ou gozando licença. A mesma comissão solicitou a abertura de mais uma unidade para atender pacientes com Covid-19, além da efetivação da implantação do Hospital de campanha (na estrutura do Hospital da Visão do Lions), e a oferta dos medicamentos do “Kit Covid” em todas as unidades de saúde – o que exigiria a contratação de mais farmacêuticos.
O relatório da comissão listou ainda a necessidade de consultar os profissionais da saúde antes de fazer a aquisição dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), e cobrou que os funcionários da saúde recebam adicional de insalubridade uma vez que estão expostos durante a pandemia.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00