Sinop
Vereadores antecipam a última sessão antes do recesso
Sessão será na manhã desta quarta-feira
Política | 10 de Julho de 2018 as 17h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

Mais uma mudança no calendário legislativo da Câmara de Sinop resultará em um recesso de 26 dias sem sessões ordinárias. Essa será a 6ª vez neste ano que o presidente Ademir Bortolli (MDB), decide não seguir o calendário legislativo, aprovado na primeira sessão do ano. Além disso, será a 7ª vez que a sessão da Câmara não acontecerá em uma segunda-feira a tarde, horário habitual implantado pela atual mesa diretora.
A 23ª sessão ordinária, marcada no calendário para o dia 16 de junho, foi antecipada para amanhã, quarta-feira (11). Será o último encontro obrigatório dos vereadores antes do recesso de meio de ano. Depois disso, os vereadores voltam a ter sessões ordinárias somente em 6 de agosto.
Na pauta da sessão antecipada, nenhuma surpresa. Se for cumprido o expediente, os vereadores começam os trabalhos votando pela terceira e última vez o projeto de lei que institui a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2019. A LDO, em suma, engloba a literatura das ações da prefeitura para o próximo ano que embasarão a criação da LOA (Lei Orçamentária Anual) – que é a legislação que determina quanto e em que a prefeitura vai gastar o dinheiro que arrecada.
Com importância similar tem o projeto de lei 038/2018, em regime de urgência. A matéria do executivo pede permissão para remanejar R$ 145 mil do orçamento municipal. As adequações alteram valores dentro das mesmas secretarias e finalidades, afim de viabilizar o dinheiro necessário para dar em contrapartida em convênios com o governo federal (para a implantação de duas feiras livres e projetos culturais).
O restante da pauta tem duas moções de aplauso e um título de cidadão. No entanto, a sessão pode ter outras votações, de projetos que possam ser apresentados extra-pauta – dispositivo bastante utilizado nessa legislatura. Entre os projetos que podem entrar para votação sem aviso prévio estão duas matérias que versam sobre a utilização do espaço no entorno do Ginásio José Carlos Pasa e Benedito Santiago por comerciantes. Já houveram pedidos formalizados por vereadores para que essa pauta só entre em votação após o recesso.
Sessão sem data
Uma em cada 4 sessões da Câmara de vereadores de Sinop ocorrem fora do dia e hora programados. As alterações tem os mais diferentes motivos, desde agenda com o governador do Estado que não aconteceu, até jogo da Copa do Mundo no contra turno da sessão. Algumas das sessões remarcadas foram justificadas apenas como “a pedido dos vereadores”.
O GC Notícias telefonou para o presidente da Câmara, Ademir Bortolli, para saber o motivo da alteração dessa vez. Bortolli estava em reunião e não pode atender. A assessoria informou que o motivo é a continuidade da reestruturação do plenário, que começou no ano passado e que vai ser terminada agora, durante o recesso do meio do ano. "A previsão é que a realização das sessões ordinárias seja retomada no dia 06 de agosto, uma segunda-feira. Até lá o expediente, com o atendimento ao público, continua normalmente das 12h às 18h. A reforma será no plenário, mas os gabinetes e o trabalho interno continuam em andamento", informou a assessoria.
Notícias dos Poderes
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09