Sinop
Vereador que pediu CPI do Nepotismo é convocado a depor
Adenilson Rocha será ouvido pela comissão na tarde dessa sexta-feira (6)
Política | 05 de Março de 2020 as 17h 24min
Fonte: Jamerson Miléski

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada pela Câmara de Sinop para apurar casos de nepotismo no poder público municipal, decidiu convocar o autor do pedido de investigação. Adenilson Rocha (PSDB), vereador que propôs a criação da comissão, foi chamado para prestar depoimento aos membros da CPI. A oitiva será amanhã, sexta-feira (6), às 14h.
Rocha disse que estranhou a convocação. Em ofício endereçado ao presidente da CPI, Joacir Testa (PDT), Rocha afirmou que “causa estranheza” a comissão solicitar dele a comprovação dos fatos – no caso a existência do nepotismo no poder público. Para o vereador, a competência de apurar os indícios que ele apontou é da comissão e não o oposto.
No mesmo ofício, Rocha também narra que a CPI já está cogitando arquivar a CPI sem ao menos ter iniciado a investigação.
Apesar da “estranheza”, Rocha disse que comparecerá a oitiva e pediu que a mesma seja aberta ao público.
A CPI do Nepotismo foi instaurada em dezembro de 2019. Compõem a comissão os vereadores Joacir Testa (PDT), Leonardo Visera (PP), Joaninha (MDB), Ícaro Severo (PSDB), e Billy Dal’Bosco (PL). Essa será a 6ª CPI instaurada nessa legislatura.
A prática de “empregar parentes” é recriminada pela súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que veta expressamente o nepotismo na gestão pública.
A Câmara possui cerca de 20 cargos em comissão, que a rigor são nomeados politicamente, cabendo a definição final ao presidente do legislativo. Na prefeitura os cargos comissionados giram em torno de 450.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21