Eleições 2022
TRE-MT credencia interessados em participar da auditoria das urnas eletrônicas
Representantes de partidos, federações, coligações e da OAB-MT podem indicar seções para serem submetidas aos testes
Política | 26 de Agosto de 2022 as 10h 36min
Fonte: Nara Assis - Assessoria TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) fará o credenciamento de interessados em indicar seções eleitorais para terem as urnas submetidas aos testes de integridade e de autenticidade. Poderão ser habilitados representantes de partidos políticos, federações, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), e demais entidades fiscalizadoras listadas no Art. 6º da Resolução TSE n° 23.673/2021.
A reunião de credenciamento ocorrerá no dia 29 de agosto, às 14h, na sala de reuniões do piso térreo do Tribunal, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.750, Bosque da Saúde, em Cuiabá. Com esta habilitação, os representantes credenciados ou seus procuradores poderão indicar, na cerimônia de sorteio das seções eleitorais, aquela cuja urna eletrônica será auditada. Esta cerimônia está prevista para ocorrer na véspera do pleito, no auditório do TRE-MT.
O teste de integridade visa demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas eletrônicas. Já o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais serve para comprovar que a urna eletrônica possui os mesmos sistemas abertos, compilados, assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro será feito em 20 urnas eletrônicas, no auditório da FATEC/SENAI, no mesmo dia e horário da eleição. O segundo teste é feito dentro da seção eleitoral, também no dia do pleito, pouco antes do início da votação.
Para a habilitação, será preciso comprovar a identidade, por meio da apresentação de documento oficial com foto, acompanhado do título de eleitor. A fim de confirmar a legitimidade dos representantes dos partidos políticos, federações e coligações, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realizará consulta ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).
É importante ressaltar que qualquer pessoa pode acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, bastando apenas comparecer às cerimônias. Neste caso, é possível ver como funcionam os trabalhos, sem, no entanto, interferir no processo.
Notícias dos Poderes
Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49