Ninhada
Tem fila de pessoas querendo delação premiada em Mato Grosso
Afirmação é do chefe do Gaeco, instituição que trabalha no combate a corrupção
Política | 07 de Dezembro de 2016 as 08h 46min
Fonte: Gazeta

O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), promotor Marco Aurélio de Castro, admitiu a existência de uma fila de pessoas interessadas em firmar acordos de colaboração em processos já existentes que apuram casos de corrupção em Mato Grosso. Ele participou, na última segunda-feira, do lançamento do novo Portal da Transparência da administração estadual, evento que também contou com a participação do juiz federal Sérgio Moro, responsável por boa parte das ações decorrentes da Operação Lava Jato.
Castro defendeu o instituto da colaboração premiada, afirmando que ele veio para ficar e está ajudando a mudar o Brasil. No caso de Mato Grosso, as colaborações já ajudaram a desvendar uma série de esquemas de desvio de recursos públicos, possibilitando a abertura de inquéritos e processos contra empresários, políticos e agentes públicos. “Nós já tivemos e temos operações em que a fila de delatores está imensa. Cabe ao Ministério Público verificar se, naquele caso, aquelas pessoas não estão usando o artifício da colaboração para se safar”.
O promotor destacou o cuidado tomado pelo Ministério Público Estadual (MPE) com as propostas de acordo feitas por candidatos a colaboradores. Segundo ele, a cautela visa evitar casos em que para fugir de eventuais punições, os acusados mintam ou omitam informações relevantes, como ocorreu com a Operação Ventríloquo. Nesta investigação, o advogado Joaquim Fábio Mielli Camargo teria omitido fatos que, após descobertos, identificaram outras pessoas suspeitas de terem se beneficiado com a fraude.
Por conta disso, atualmente, já tramita um pedido de rescisão do acordo, que será analisado pela Justiça. “A colaboração é um instrumento valiosíssimo que hoje é usado. Não são todos que têm o benefício da colaboração, mas a gente trata com equidade. O Gaeco tem sido muito criterioso com as colaborações”.
Notícias dos Poderes
Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30