Eleições 2018
Sobre a derrota nas urnas, Taques declara: "o cidadão não erra"
Taques é o primeiro governador da história a tentar a reeleição e não conseguir
Política | 10 de Outubro de 2018 as 09h 29min
Fonte: Redação com Gazeta

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou nesta terça-feira (9) que vai fazer uma "reflexão" sobre os erros que o fizeram perder a reeleição. Ele foi o primeiro governador da história de Mato Grosso que tentou e não conseguiu ser reeleito.
Depois de se eleger no primeiro turno em 2014, Taques terminou a eleição de 2018 em terceiro lugar, atrás de Wellington Fagundes (PR) e de Mauro Mendes (DEM), eleito no primeiro turno no domingo (7). Taques obteve 271.952 votos e ficou atrás até dos votos brancos e nulos, que, somados, totalizaram 325.854 votos.
Segundo Taques, o momento é de pensar quais foram os erros cometidos não apenas ao longo de sua gestão, como também na campanha eleitoral. Ele disse ainda que o erro não é do cidadão mato-grossense que não o escolheu como governador. "Não tivemos votos suficientes para ganhar as eleições e temos um tempo para saber o que erramos, em que erramos e fazermos essa reflexão. E reconhecer que o cidadão não erra. O cidadão sabe o que é melhor para o Estado e ele entendeu que nesse momento o grupo conduzido pelo governador eleito Mauro Mendes é o melhor para conduzir Mato Grosso”, afirmou.
A declaração de Taques foi feita após uma reunião com seu secretariado, para definir a coordenação e composição da sua equipe de transição de Governo. Além da reflexão, Taques agradeceu o apoio de todos que e disse que respeita a democracia. “Eu sou um democrata. Não há nada melhor que a democracia. Os erros e falhas da democracia só podem ser combatidos com mais democracia”, disse.
Taques afirmou ainda que a partir de 2019 será “um soldado” para ajudar o Estado a superar suas dificuldades. Não entanto, o governador, que é formado em Direito, não deu detalhes sobre seu futuro.
“Estou há 25 anos cuidando de problemas dos outros: 15 anos como procurador da República, 2 anos como procurado do Estado, 4 anos como senador da República e, até 31 de dezembro como governador. A partir de janeiro do ano que vem terei condições de cuidar só de mim e da minha família”, encerrou.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00