Judiciário / Sodoma 4
Silval, empresários e ex-secretários viram réus em ação penal
Juíza Selma Arruda aceita denúncia do MPE e 17 pessoas vão responder a processo criminal
Política | 07 de Novembro de 2016 as 15h 07min
Fonte: Airton Marques/Mídia News

A juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, recebeu a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) referente à 4ª fase da Operação Sodoma, deflagrada em setembro deste ano.
Com a decisão, proferida no dia 3 de novembro, passam a ser réus da ação penal o ex-governador Silval Barbosa (PMDB); os ex-secretários de Estado Pedro Nadaf, Marcel de Cursi, César Zílio e Pedro Elias; o médico e filho de Silval, Rodrigo Barbosa; os empresários Alan Malouf e Valdir Agostinho Piran; e outras nove pessoas.
Os réus passam a responder por delitos como organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, receptação qualificada, falsidade ideológica e coação.
Esta é a terceira ação referente à Operação Sodoma, e investiga suposto esquema envolvendo uma desapropriação do Estado em uma área do Bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá, no valor de R$ 31,7 milhões, que pertenceria à empresa Santorini Empreendimentos Imobiliários.
De acordo com Selma, a denúncia foi “satisfatória” ao descrever as condutas apontadas a cada um dos 17 denunciados.
“Apontando em cada fato narrado o suporte probatório correspondente, especialmente os resultados da análise de documentos fornecidos durante as investigações, depoimentos, das transferências de sigilos bancários, diligências de campo, consultas a órgãos públicos e outras providências adotadas na fase de investigação”, afirmou.
Selma Arruda também suspendeu o prazo para que o MPE oferecesse denúncia contra dois dos cinco delatores que colaboraram para a deflagração de mais uma fase da operação: o empresário Filinto Muller, que atua em factoring, e o advogado Gabriel Gaeta Aleixo.
A Operação Sodoma 4, deflagrada no dia 26 de setembro, prendeu o ex-secretário de Estado de Planejamento Arnaldo Alves, o procurador aposentado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o Chico Lima, e o empresário Valdir Piran – que foi colocado em liberdade no dia 28 de outubro, após pagar fiança de R$ 12 milhões.
Também tiveram mandados de prisão cumpridos o ex-governador e o ex-secretário de Fazenda Marcel de Cursi, que já se encontravam detidos no Centro de Custódia da Capital.
Na lista de réus da nova ação também estão: o ex-chefe de gabinete de Silval Sílvio Cezar Correa Araújo; o ex-secretário adjunto de Administração, coronel da PM José de Jesus Nunes Cordeiro; o procurador-geral do Estado aposentado, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o “Chico Lima”; a ex-secretária de Pedro Nadaf na Fecomércio, Karla Cecília de Oliveira Cintra; o ex-secretário de Planejamento, Arnaldo Alves de Souza Neto; o ex-presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Afonso Dalberto; o ex-presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), João Justino Paes de Barros; o empresário Antônio Rodrigues de Carvalho; e o advogado Levi Machado de Oliveira.
Mesmo com a aceitação da denúncia, por terem firmado acordo de delação premiada, Afonso Dalberto, Antônio Rodrigues e João Justino poderão ser beneficiados com a redução da pena e, até mesmo, o perdão judicial.
Além deles, o acordo firmado pelos ex-secretários César Zílio e Pedro Elias em ações penais referentes a outras fases da operação foram anexadas a este novo processo.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23