Alerta
Senador cobra medidas preventivas para o pantanal
Período da seca se aproxima e incêndios podem voltar a devastar o bioma
Política | 20 de Abril de 2021 as 09h 21min
Fonte: Redação

O governo do Estado já prepara ações para prevenir e combater possíveis incêndios que devem ocorrer no pantanal no período da seca. A garantia foi dada ao senador Wellington Fagundes (PL-MT) pelo governador Mauro Mendes e a secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, nesta segunda-feira (19). Entre as ações, está a compra de um helicóptero, que se soma a outros três para atuar em situações de emergência na região.
No ano passado, Fagundes presidiu a Comissão Temporária Externa do Pantanal, criada pelo Senado para acompanhar a situação dos incêndios, que consumiram quatro milhões de hectares no bioma. “As previsões são de que os incêndios podem voltar a acontecer este ano – e nos próximos quatro anos - diante da seca extrema. Por isso, acredito ser fundamental unir todos os setores da sociedade para evitar que uma nova tragédia, com as mesmas dimensões do ano passado, volte a acontecer.
Como parlamentar, ele tem viabilizado recursos do governo federal para a região, como a compra de duas perfuratrizes para a construção de poços artesianos e a construção de dois centros de atendimento aos animais afetados pelas queimadas. “Existem várias outras medidas que estão sendo viabilizadas pela Sudeco, Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos”, disse.
Na reunião, o governador ouviu de entidades como a OAB, Unemat, Sindicato Rural de Poconé, Assembleia Legislativa e organizações não governamentais a preocupação quanto a uma melhor estruturação das ações de prevenção e combate aos incêndios, como a aquisição de caminhões-pipa, construção de poços artesianos, a limpeza da faixa de domínio da Transpantaneira (MT-060), que corta boa parte do pantanal, e a construção de aceiros, além de assistência às famílias de ribeirinhos e indígenas da região.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, o governo do Estado têm planejados a contratação de 100 brigadistas voluntários, a limpeza das margens da Transpantaneira, a implantação do Posto de Atendimento Emergencial de Animais Selvagens (Paeas), que este ano vai contar com recursos viabilizados pelo senador Wellington Fagundes, e a melhor estruturação do Corpo de Bombeiros, que inclui equipamentos já entregues no valor de R$ 10 milhões e a inauguração da unidade em Poconé.
Já o senador chamou a atenção para a Ação Direta apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que pretende equiparar as legislações do pantanal e da mata atlântica. “Tratam-se de dois biomas diferentes, com diferentes formas de ocupação e exploração dos recursos naturais, além de biodiversidades que são únicas”, lembrou. Segundo ele, a equiparação da legislação traria consequências graves, inclusive para as atividades econômicas hoje existentes no pantanal. “Já estive com o procurador Augusto Aras para tratar dessa questão e também pedi audiência com o ministro Marco Aurélio, do STF”, contou.
Notícias dos Poderes
Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41