Sinop
Secretários indicados por Dalton são exonerados por Dorner
Quatro servidores comissionados indicados pelo vice-prefeito foram dispensados sem aviso
Política | 16 de Setembro de 2021 as 16h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

A proposta de fazer uma gestão compartilhada – mote da campanha eleitoral de Roberto Dorner e Dalton Martini – encontra obstáculos na vida real. Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), exonerou 4 servidores lotados em cargos comissionados, que faziam parte do “time” indicado pelo seu vice, Dalton Martini. As demissões ocorreram sem uma conversa prévia ou mesmo um aviso. Hoje pela manhã os servidores foram convidados a comparecer na secretaria de Administração para assinar as portarias de exoneração – que já estavam assinadas pelo prefeito.
Entre os “desligados” da gestão está o secretário de Saúde, Valério Gobatto. Ele conduzia a secretaria desde o começo da gestão, em janeiro desse ano. Servidor concursado da secretaria estadual de saúde, Gobatto já havia ocupado o cargo de secretário entre 2006 e 2008, na gestão do então prefeito Nilson Leitão.
No final de julho, Dorner trocou a secretaria-adjunta de Saúde. Para função chamou a enfermeira Daniela Galhardo para ser a segunda em comando. Daniela fazia parte da equipe da secretaria de Saúde na gestão anterior. Agora, ela ocupará o cargo deixado por Gobatto, pelo menos temporariamente. Foi o que confirmou a assessoria de comunicação da prefeitura.
O segundo corte ocorreu na secretaria de Finanças. Astério Gomes, secretário adjunto de Finanças também foi exonerado. Embora estivesse presente na gestão da ex-prefeita Rosana Martinelli, Gomes era um nome referendado fortemente por Dalton Martini. Quando presidiu a Câmara de vereadores, Dalton recrutou Gomes para liderar o seu time no legislativo.
A secretaria de Finanças era um espaço de Dalton na gestão. O vice-prefeito indicou seu coordenador de campanha, o empresário Joselito Backs, para ser o titular da pasta. Backes comandou a secretaria de Finanças até o começo do mês de agosto. Acabou sendo substituído pela funcionária concursada Adriana Kagueiama Casturino.
Na secretaria de Obras, foram duas baixas. Dalton acumula o cargo de secretário de Obras desde o começo da gestão. Para sua equipe, chamou o empresário e ex-secretário, Valdir Favaretto para ser seu adjunto; e Washington Pereira, que ocupava o cargo de gerente. Ambos foram exonerados nesta quinta-feira.
Dalton foi procurado pelo GC Notícias. Ele disse que saiu de viagem nesta quarta-feira (15), que estava fora de Sinop e que iria se manifestar no momento oportuno.
O GC Notícias também indagou Dorner sobre um eventual “racha” ou mesmo um descolamento entre o prefeito e seu vice. Através da sua assessoria, Dorner negou qualquer atrito com Dalton e disse que as exonerações são apenas ajustes administrativos para atender a necessidade da gestão.
Notícias dos Poderes
Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41