Primeiro escalão
Rosana mantém 6 secretários da atual gestão em sua equipe de governo
Prefeita eleita tem 10 nomes definidos para compor o secretariado. Faltam 6
Política | 09 de Dezembro de 2016 as 16h 25min
Fonte: Jamerson Miléski

Na próxima segunda-feira (12), às 15h, a prefeita eleita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), concederá uma entrevista coletiva para anunciar a sua equipe de governo. Pelo menos 10 dos 16 futuros secretários devem ser confirmados no ato. Ainda falta definir os gestores para a secretaria de Agricultura, Trânsito, Esporte, Indústria e Comércio, Governo e Meio Ambiente.
A equipe da nova prefeita mescla atuais secretários da gestão Juarez Costa (PMDB), com pessoas que já compuseram a atual administração em outros momentos e profissionais que participaram ativamente da sua campanha. Dos 10 nomes tidos como “definidos”, 6 estão ou já fizeram parte do staff de Juarez.
É o caso de Ivete Mallmann, que será a secretária de Finanças do governo Rosana Martinelli. Ivete foi um dos alicerces da campanha da prefeita. Na gestão Juarez foi diretora do Procon, secretária de Trânsito e de Administração. Ivete é considerada uma gestora pública “testada”, com resultados eficientes nos cargos que assumiu.
Ao lado de Ivete, compondo o núcleo duro do paço municipal estará Anna Dias da Costa, presente desde o primeiro mandato da gestão Juarez, como coordenadora na secretaria de Administração. Anna foi uma das servidoras que encabeçou a elaboração do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), que estabeleceu metas para a gestão municipal, iniciado em 2012. Durante os últimos anos da gestão Juarez, Anna fez as vezes de secretária de Administração, durante a vacância dos titulares da pasta. Agora ela assume o cargo de secretária de Administração integralmente.
Rosana deverá manter o atual secretário de Obras, Marcos Lopes, na função. Lopes, que começou como secretário de esportes em 2013, foi alçado à secretaria de Obras em 2014. Ele é um dos secretários mais bem avaliados da atual administração e deverá ser conservado na equipe de Rosana pelo menos no primeiro semestre. O mesmo irá ocorrer com o diretor do Prodeurbes, Paulinho Abreu, e o secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues – a indicação mais instável dessa lista, já que a secretaria de Saúde vem sendo reivindicada por algumas lideranças políticas que integram o grupo de Rosana.
A atual secretária de Cultura, Letícia Vieira, deve ser mantida em um primeiro momento. Rosana já declarou que pretende fundir a pasta e também a secretaria de Esportes com a Educação, afim de minimizar custos. A fusão também é esperada para as secretarias de Indústria e Comércio, e Agricultura, que seriam unificadas. Dessa forma, ao invés de 16 secretários em seu primeiro escalão, Rosana teria 13.
Para a secretaria de Educação, o nome mais cotado e que deve ser confirmado na segunda-feira (12), é Veridiana Paganotti, professora de carreira do município e atual diretora da escola do Jardim das Nações. Já a secretaria de Assistência Social deve ser assumida pela ex-vereadora Josi Palmassola, que integrou a equipe na pasta no primeiro mandato do prefeito Juarez.
Da equipe que atuou na campanha Rosana também aproveita o procurador jurídico e o secretário de Comunicação. O advogado Marcel Natari Vieira, que já atuou no jurídico da Câmara de vereadores em 2014, e foi um dos assessores de Rosana na campanha, assumirá a Procuradoria Jurídica da prefeitura. O jornalista e colunista social, Daniel Coutinho, que coordenou o departamento de comunicação da campanha de Rosana, será o secretário de Comunicação.
A expectativa é de que até a segunda-feira Rosana defina seu secretário de Meio Ambiente. Dos 10 escolhidos até agora para compor o primeiro escalão, 5 são mulheres.
Notícias dos Poderes
Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30