Fraude no Senado
'Quem fala a verdade não merece castigo', diz Taques sobre cassação de Medeiros
Governador disse que foi o autor da denúncia referente a ata fraudada
Política | 15 de Agosto de 2018 as 09h 05min
Fonte: Olhar Direto

O governador Pedro Taques (PSDB) comentou nesta terça-feira (14), após entregar o registro de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), sobre a fraude na ata de registro de quando disputou o Senado, em 2010, que resultou na cassação do mandato de José Medeiros (Pode) no mês passado.
De acordo com Taques, a denúncia de modificação na ata foi feita na Justiça Eleitoral por ele próprio e pelo seu primo, o advogado Paulo Taques, que acabou assumindo a Casa Civil em seu governo por dois anos e quatro meses. “Quando nós soubemos da modificação da ata, eu assinei uma petição e protocolei no Poder Judiciário Eleitoral. O advogado era o Paulo Taques naquele momento e nós que falamos para a justiça eleitoral”, explicou o chefe do executivo.
Ainda conforme o governador, em todo o seu programa eleitoral feito na disputa para o Senado, em 2010, deixava claro que o seu primeiro suplente era o empresário de Sinop Paulo Fiúza (SD), e que ambos não podem ser responsabilizados pela fraude. “Eu fiz todo o programa eleitoral falando do Paulo Fiúza. Eu falei a verdade e quem fala a verdade não merece castigo”, declarou.
Medeiros teve seu mandato de senador cassado pelo TRE no dia 31 de julho, após mais de três anos na cadeira deixada por Pedro Taques. No entendimento do tribunal, houve fraude na ata da convenção partidária e a posição dos suplentes de Taques foi invertida.
O empresário Paulo Fiúza havia sido o escolhido para ser o primeiro suplente, porém Medeiros, que deveria ser o segundo, acabou assumindo a vaga no Senado em 2015.
O TRE diplomou Paulo Fiúza no dia 8 de agosto e ele deve tomar posse no Senado Federal nos próximos dias.
A defesa de Medeiros, patrocinada pelo advogado Zaid Arbid classificou o caso como ‘absurdo jurídico’ e chegou a questionar a punição apenas para o senador cassado, alegando que a chapa é uno e indivisível, e que o TRE precisa justificar por que Taques e Fiúza não foram responsabilizados.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00