Conferência
Proposta de Sinop é aprovada para Conferência Nacional e conquista 3 vagas de delegados
Política | 22 de Agosto de 2025 as 10h 27min
Fonte: Assecom

O município de Sinop saiu fortalecido da 6ª Conferência Estadual das Cidades, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de agosto, na capital matogrossense Cuiabá. Uma das propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal de julho foi, também, aprovada pela etapa estadual e será apreciada na etapa nacional. Sinop ainda obteve aprovação de três cadeiras de delegados que apreciarão as propostas em Brasília.
A secretária de Planejamento Urbano e Habitação de Sinop, Scheila Pedroso, foi uma das eleitas delegada titular para o evento nacional. Ela representará a instituição pública. Wladimir Nascimento da União Sinopense das Associações Comunitárias, também foi eleito titular e representará os movimentos sociais do estado. Alexandra Berté, coordenadora do setor de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação foi eleita suplente de delegada do setor público.
Todos eles representarão Sinop e o estado de Mato Grosso em Brasília, durante a execução da Conferência Nacional, programada para ocorrer no mês de outubro. Além deles, outros delegados, de outros municípios do estado, também comparecerão ao evento para contribuir com a construção de novas políticas públicas para o setor de desenvolvimento e crescimento das cidades brasileiras.
Na etapa nacional, Sinop estará representando o estado com a primeira proposta aprovada na etapa municipal do “Eixo I - Articulação entre os principais setores urbanos com o planejamento das políticas públicas”, que propõe a criação de política pública para energia limpa e/ou renovável para habitações de interesse social já implementadas nos municípios.
“A implementação de políticas públicas que incentivem o uso de fontes de energia limpa e renovável em habitações de interesse social já implantadas no município se justifica pela necessidade de promover a justiça energética, reduzir a vulnerabilidade socioeconômica das famílias de baixa renda e contribuir para o cumprimento das metas de sustentabilidade ambiental. Essas populações, em geral, são as mais impactadas pelo alto custo da energia elétrica e, ao mesmo tempo, têm menor acesso a tecnologias que promovam eficiência energética”, diz trecho da justificativa da proposta.
Scheila Pedroso comemorou o destaque de Sinop. “Ter três representantes de Sinop eleitos como delegados e ver propostas municipais avançando para a Conferência Nacional é uma conquista que reafirma o protagonismo de Sinop nas discussões sobre o futuro das cidades. Isso mostra que o trabalho coletivo realizado em nossa Conferência Municipal teve consistência, relevância e foi reconhecido em nível estadual. Agora, seguimos para Brasília com a responsabilidade de defender ideias que nasceram aqui e que podem se transformar em políticas públicas nacionais, beneficiando não apenas Sinop, mas todo o país”, avaliou ela.
Sinop participou da etapa estadual, com seis propostas aprovadas na conferência municipal e oito delegados titulares. Durante o evento em Cuiabá, a secretária Scheila Pedroso e a coordenadora do Departamento de Habitação, Cristiane Resplandes, participaram do grupo que debateu políticas públicas para habitação de interesse social. Nesse contexto, o presidente da MT Par, Werner Santos, destaca que o Governo de Mato Grosso já atua nos municípios com incentivo ao desenvolvimento às cidades afetadas pela falta de mão-de-obra, por meio do projeto Ser Família Habitação.
“O município está crescendo em diversos setores e, graças ao trabalho da Prefeitura, em parceria com o Governo de Mato Grosso e União, estamos como mais de 4.000 unidades entre entregues, contratadas ou em processo de viabilização. E o Governo de Mato Grosso quer continuar como parceiro de Sinop”, evidenciou.
Notícias dos Poderes
Fim da exigência de autoescolas ameaça 300 mil empregos; entenda a discussão
Ministro dos transportes, Renan Filho, acenou para possíveis mudanças no processo de obtenção da CNH, o que pode ocasionar o fechamento de autoescolas
25 de Agosto de 2025 as 07h01EUA passam a exigir redes sociais no modo ‘público’ para conceder vistos
De acordo com a Embaixada nos EUA, solicitantes de visto tipo F, M e J, ou seja, de estudantes e intercambistas, não deverão ter redes sociais de forma privada
24 de Agosto de 2025 as 20h56Juiz determina perícia contábil para investigar contas de associação
A ação acusa questiona a transparência da gestão; entidade se defende, mas terá que disponibilizar material para análise judicial
25 de Agosto de 2025 as 07h15Jovem de Mato Grosso é vice-campeã no BT 100 de Sinop
24 de Agosto de 2025 as 16h33Tenista de 66 anos passa mal durante torneio e morre em hospital de Cuiabá
Atleta chegou a ser reanimado, mas não resistiu
24 de Agosto de 2025 as 14h22Justiça do Paraná autoriza transfusão de sangue em bebê após pais recusarem procedimento por motivos religiosos
Segundo Tribunal de Justiça, bebê de três meses tem síndrome de Down, cardiopatia congênita e está internado com dengue grave e sepse
22 de Agosto de 2025 as 19h13Governo de MT publica edital para concurso da PGE com 15 vagas para Procurador do Estado
Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pela execução das provas; inscrições começam no dia 4 de setembro
22 de Agosto de 2025 as 18h04