Sinop
Projeto de lei quer tornar obrigatório o socorro a qualquer animal atropelado
Seja de carro, moto ou bicicleta, condutor tem obrigação de levar o animal ao veterinário
Política | 11 de Junho de 2021 as 16h 45min
Fonte: Jamerson Miléski

Um projeto de lei que tramita nas comissões competentes da Câmara de vereadores de Sinop pretende tornar obrigatório o socorro a qualquer animal atropelado no município. De autoria do vereador Célio Garcia (DEM), a matéria prevê ainda a aplicação de uma multa aos condutores que ferirem um animal e não prestarem socorro.
De acordo com a redação do projeto de lei 037/2021, a obrigação se aplica a motoristas, motociclistas e ciclistas. O texto estabelece que “qualquer animal” atropelado deve receber socorro. O projeto não faz distinção. Pela definição biológica de “animal”, a lei em questão incluiria até insetos.
A redação estabelece que o atendimento de emergência deve ser prestado por um médico veterinário.
Quando o autor do atropelamento não for identificado, o projeto de lei estabelece que o socorro deve ser prestado pela prefeitura de Sinop. A sugestão do vereador é que este atendimento seja promovido através de convênios com clínicas veterinárias.
Em sua propositura, Célio também pede o aparelhamento do executivo municipal para identificar infratores dessa lei. O projeto pede que a prefeitura crie meios para que a população possa denunciar motoristas que negaram atendimento ao atropelar um animal. O texto também acrescenta que as denúncias podem ser feitas por testemunhas, via boletim de ocorrência, na delegacia de polícia.
Para garantir o seu cumprimento, o projeto de lei exige ainda que o executivo municipal aplique multa ao cidadão flagrado ou denunciado por atropelar um animal e não prestar socorro. Como referência, o vereador cita o artigo 32 da lei 9.605/98 – que aplica multa e prisão de 3 meses a um ano, aumentando para 2 a 5 anos em caso de gatos e cachorros.
Na mensagem em defesa ao projeto, Célio diz que a intenção é tornar comum a prática de denunciar maus-tratos contra os animais, punindo o atropelador.
O projeto de lei foi encaminhado para as comissões competentes no dia 7 de junho e deve ser apreciado nas próximas sessões.
Notícias dos Poderes
Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41