Sinop
Prefeitura e Poder Judiciário iniciam mutirão fiscal de negociação
Cerca de R$ 141 milhões em dívidas estão em renegociação
Política | 07 de Novembro de 2017 as 17h 05min
Fonte: Assessoria

A Prefeitura de Sinop, em parceria com o Fórum da Comarca, iniciou nessa segunda-feira (06) o mutirão fiscal de negociação. O juiz titular da 6ª Vara Cível Mirko Vincenzo Giannotte participou da abertura do mutirão e ressaltou a importância da possibilidade que o contribuinte tem de negociação das dívidas ajuizadas. “O Poder Judiciário vem, porque é lá que deságuam os processos dessas dívidas dos contribuintes com o município de Sinop. Eu acredito que melhor de tudo isso é o contribuinte poder sanar sua dívida. Quem ai do mais poderoso ao mais humilde não gostaria do seu nome limpo e ter se crédito reestabelecido, saber que como cidadão estar no pleno gozo de seus direitos como cidadão, porque essa dívida ela é passível de ser anotada em cadastros de restrição”, destacou o juiz.
A prefeita Rosana Martinelli (PR) lembrou que neste ano já foi realizado o Refis e o Mutirão Fiscal é mais uma oportunidade que o contribuinte tem para renegociar débitos “É uma oportunidade de todos se regularizarem, principalmente as pessoas que estão com problema jurídico. O gestor, para não responder por improbidade administrativa, deve obrigatoriamente acionar e colocar as cobranças na justiça e estamos com uma demanda muito grande de processos que estão sendo cobrados e essa é a oportunidade de fazer isso de forma parcelada e com descontos, nos juros e multas”.
O Mutirão Fiscal de Negociação é realizado em parceria entre a Prefeitura de Sinop, Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Câmara Municipal. Os descontos variam de 20% a 70% nos juros e multas, ainda com opções de parcelamento dos débitos. Para pagamentos à vista o desconto será de 90%, nos juros e multas.
Quem optar por fazer em até 12 parcelas terá desconto de 70% nos juros e multas; em até 24 vezes será um desconto de 50% nos juros e multas e o parcelamento em até 48 vezes terá ainda desconto de 20% nos juros e multas. A dívida ajuizada do município é de aproximadamente R$ 141 milhões.
Durante o mutirão, que segue até o dia 24 de novembro, é oferecido descontos nos juros e multas aos contribuintes que possuem débitos junto a Prefeitura de Sinop, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), entre outros. A ação também tem como foco promover a desjudicialização da execução fiscal, uma das metas da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso com o projeto “Efetividade na Execução Fiscal”.
A secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, lembrou que o horário de atendimento no setor de tributação foi ampliado, sendo que durante o mutirão será das 7h às 17h. “É importante para o nosso munícipe que ele procure a prefeitura para avaliarmos caso a caso”, pontuou a gestora.
Também participaram da abertura do mutirão as vereadoras professora Branca (PR) e Maria José da Saúde (PMDB), representando a Câmara Municipal, o vice-presidente da OAB Sinop, Diego Gutierres, o defensor público Luiz Augusto Cavalcanti e secretários municipais.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30