Saúde
Prefeita avança discussão para Sinop assumir o contrato com o Santo Antônio
Proposta é transmitir a responsabilidade do Estado para o município
Política | 24 de Janeiro de 2018 as 10h 10min
Fonte: Redação com Assessoria

A prefeita Rosana Martinelli (PR) recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (23), as equipes técnicas das secretarias de Saúde do Estado e do Município e representantes do Escritório Regional, para discutirem sobre a possibilidade de o município assumir o contrato com o Hospital Santo Antônio, que presta atendimentos de obstetrícia e oncologia em Sinop.
“Foi muito produtiva, porque eles nos passaram a possibilidade de nós assumirmos o contrato. Ficaram de passar as informações de como são os números do contrato até sexta-feira e depois no dia 8 (fevereiro) sentarmos de novo para avaliarmos. Nesse período vamos analisar essa possibilidade, verificar o processo de licitação, se as empresas tem capacidade de assumir”, explicou a prefeita.
O Hospital Santo Antônio é a única unidade em Sinop que presta atendimentos de oncologia e obstetrícia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, segundo a prefeita, o objetivo é garantir que os atendimentos não sejam suspensos. “Vamos avaliar toda a situação diante dos números e também queremos garantia de repasses por parte do Estado. Temos recursos federais que estamos pleiteando que venham direto para o município, mas tem a contrapartida do Estado e é essa preocupação. Como está havendo esses atrasos, qual garantia que teremos por parte do estado, do pagamento? O município já faz sua parte e cuida da atenção básica e a média e alta complexidade é responsabilidade do Estado”, reforçou Rosana.
Segundo a secretária adjunta de Políticas e Regionalização da SES-MT, Maria José Vieira da Silva, o objetivo é que Estado e Município encontrem juntos formas de garantir os atendimentos em Sinop. “O hospital passa por alguns momentos de suspensão do atendimento e a reunião foi no intuito de encontrarmos juntos, estado e município, uma solução para esse problema para a população não ficar desassistida, como ocorreu em alguns momentos de suspensão de atendimento”, pontuou.
A principal preocupação do município é quanto aos atendimentos de obstetrícia. Para o secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Catelan, os trabalhos são para que sejam encontradas soluções a longo prazo. “É uma reunião muito importante, porque aqui a gente começa a traçar metas para o futuro, para não fazermos mais o paliativo, fazer as situações definitivas. Definir um fluxo para esses atendimentos”.
Até o final da semana as equipes da Secretaria de Estado se comprometam a repassar ao município os dados referentes à atendimentos, custos, contratos e empresas prestadoras de serviços, para que a Prefeitura faça avaliações sobre a capacidade financeira, caso venha assumir o contrato.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30