Eleição 2020
Pesquisa aponta favoritos para eleição de prefeito em Sinop
Ex-prefeito é o preferido do eleitorado em todos os cenários simulados
Política | 23 de Dezembro de 2019 as 12h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

O sinopense já tem uma ideia de quem será o seu candidato – e em quem não votará de forma alguma – na eleição do próximo ano. Para medir o comportamento do eleitorado, o site GC Notícias, em parceria com a empresa Ética Instituto de Pesquisa, realizou um levantamento junto à população de Sinop.
A pesquisa ouviu 471 pessoas entre os dias 14 e 15 de dezembro. A amostragem com método Survey, percorreu os bairros de Sinop, fazendo entrevistas presenciais. A margem de erro é de 5,5%.
Na modalidade espontânea – em que não são fornecidos nomes dos possíveis candidatos – a maioria do eleitorado não soube dizer em quem irá votar: 60,7% não responderam.
O nome mais lembrado na espontânea foi do ex-prefeito de Sinop e atualmente deputado federal, Juarez Costa (MDB). Ele foi apontado por 17,4% dos entrevistados. O segundo nome na pesquisa foi do ex-deputado federal Roberto Dorner (PSD), com 8,9%. A prefeita de Sinop Rosana Martinelli (PL), foi lembrada por 4,9% dos eleitores ouvidos. O ex-prefeito de Sinop e ex-deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), recebeu 1,1% das intenções de voto.
Outros 18 nomes foram citados pelo eleitorado, todos com menos de 1% das intenções de voto. O médico e ex-senador Jorge Yanai (MDB), o vice-prefeito Gilson de Oliveira (MDB), e o ex-vereador Dalton Martini (PP), foram lembrados por 0,8% dos entrevistados. Da atual Câmara, Ademir Bortoli (MDB), e Adenilson Rocha (PSDB), tiveram 0,6%. O advogado e ex-presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra, e o ex-prefeito de Sinop, Adenir Barbosa, tiveram 0,4%.
Nomes na mesa
Para afunilar a opinião do eleitorado, o Instituto Ética fez uma pesquisa estimulada – em que são apresentados nomes dos possíveis candidatos. Os nomes apresentados levam em conta as mobilizações políticas, as principais lideranças conhecidas da cidade e o desempenho na pesquisa espontânea.
Na estimulada, Juarez Costa é o favorito com 29,7%. Em segundo lugar está Roberto Dorner, com 25,1%. Para 20% dos entrevistados, seu voto não será creditado para nenhum dos nomes apresentados. Outros 12,1% não souberam ou não quiseram responder. A atual prefeita, Rosana Martinelli, foi escolhida por 8,9% dos eleitores. Na lanterna está Dalton Martini com 4,2%.
O Instituto também fez simulações, afim de testar os confrontos diretos entre os favoritos. No cenário em que o prefeito anterior confronta sua sucessora, vitória ampla de Juarez. O ex-prefeito foi escolhido por 49,5% dos eleitores, contra 11,9% que preferiram Rosana. 27,8% disseram que não votariam em nenhum e 10,8% preferiram não responder.
Em todos os levantamentos feitos Juarez Costa lidera a aprovação do eleitorado. No confronto direto com Roberto Dorner (caso a eleição tivesse apenas esses dois candidatos), Juarez anotou 41,2% contra 31,4% do empresário do chapéu. Nesse cenário, 16,3% disseram que não votariam em nenhum e 11% não responderam.
Juarez também venceria Dalton Martini em um confronto direto. O deputado anotou 47,8% das intenções contra 15,5% de Dalton. 24,2% não votariam em nenhum dos dois e 12,5% não responderam.
Juarez fora da disputa
Para simular uma eleição em que o ex-prefeito Juarez Costa não seja candidato, outros cenários foram testados na pesquisa. Em um confronto Dorner x Rosana, o ex-deputado anotou 48,8% contra 14,6% da atual prefeita. 25,3% não votaria em nenhum dos dois e 11,3% não responderam.
A prefeita também perderia em um confronto direto com Dalton Martini. O ex-vereador registrou 36,5% das intenções de voto nesse cenário, contra 18,7% de Rosana. 31,4% não votaria em nenhum e 13,4% preferiram não opinar.
Por fim, no cenário Dorner x Martini, a vantagem seria do ex-deputado, com 43,7% contra 16,1% para o ex-vereador. Uma parcela de 27,2% declarou que não votaria em nenhum e 13% não opinaram.
Rejeição e reprovação
O desempenho ínfimo da atual prefeita Rosana Martinelli no cenário pré-eleitoral de 2020 é explicitado também na pesquisa de avaliação do seu governo e na rejeição dos candidatos.
Rosana acumular a maior rejeição entre os nomes pesquisados para assumir a prefeitura na próxima eleição: 35,7% não votariam nela de forma alguma. Uma parcela de 22,3% não respondeu e 15,7% declarou que não votaria em nenhum desses candidatos.
O ex-prefeito Juarez Costa tem uma rejeição de 11,5% dos entrevistados e Roberto Dorner 9,8%. Dalton é o menos rejeitado, com 5,1%.
Além da rejeição, Rosana também acumula uma avaliação ruim do seu governo. 65,6% dos entrevistados declararam que não aprovam a atual gestão municipal. Outros 25,5% aprovam a gestão e 8,9% não responderam.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02