Eleições 2020
Para Barroso, teste nas urnas é chance para aperfeiçoar sistema
Ministro participou na manhã desta quarta-feira (26) da cerimônia de abertura para o teste de confirmação do TPS 2019
Política | 26 de Agosto de 2020 as 14h 37min
Fonte: Assessoria

Ao abrir a cerimônia da fase de confirmação do Teste Público de Segurança (TPS 2019) na manhã desta quarta-feira (26), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que essa etapa final é bastante importante porque permite que o tribunal aperfeiçoe os sistemas da urna eletrônica e corrija eventuais falhas.
Barroso destacou que para realizar o TPS, o “TSE abre, corajosamente, os sistemas para que a comunidade científica, instituições, sociedade civil e partidos busquem falhas que possam comprometer a segurança do processo”.
Desta forma, o grupo de investigadores da Polícia Federal (PF) que conseguiu detectar fragilidades na versão 2020 do sistema eletrônico de votação foi convidado a retornar ao Tribunal para checar, presencialmente, se as melhorias implementadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE a partir do relatório final do TPS 2019 – divulgado em dezembro passado – de fato corrigiram os problemas apontados.
“Eu gostaria de lembrar a todos que a votação por meio da urna eletrônica no Brasil é modelo para todo o mundo e que, neste modelo, já foram eleitos os presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva em dois mandatos, Dilma Rousseff em dois mandatos e o atual presidente, Jair Bolsonaro”, disse o ministro Barroso, ao destacar que nunca houve dúvida sobre o resultado das urnas e de que o eleito foi escolhido pela maioria dos brasileiros por meio de processo democrático de votação.
O presidente do TSE também afirmou que a votação por meio da urna eletrônica já passou por diversas auditorias, mas nunca foi constatada nenhuma fraude que tenha alterado resultados de escolhas legítimas feitas pelos eleitores.
Segurança do voto
O secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino, destacou a maturidade do sistema de votação brasileiro com total transparência há 24 anos. Ele lembrou que para os testes de confirmação, houve o relaxamento de algumas barreiras de segurança bem como o fornecimento da senha de configuração e senhas de usuários locais, o que permite definir os ataques realizados pelo grupo como de origem interna. Ressaltou também que essa mesma equipe da Polícia Federal já atuou nas edições anteriores do TPS e conhecia com profundidade o sistema a ser atacado, o que contribuiu para o êxito de seus testes.
Boas-vindas
Já a secretária-geral do TSE, Aline Osório, ao dar as boas-vindas aos participantes, lembrou que esta é a fase de finalização do quinto TPS, que já se tornou um evento permanente no calendário da Justiça Eleitoral.
Ela destacou que os trabalhos ocorrerão em ambiente específico, no 3º andar do edifício-sede do Tribunal, e respeitarão todas as regras de distanciamento social adotadas pela Justiça Eleitoral para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.
Durante três dias (26, 27 e 28 de agosto) os peritos vão trabalhar no teste de confirmação. Na sexta-feira (28), a partir das 17h, o presidente do TSE e técnicos do Tribunal farão o anúncio do encerramento do evento. Em seguida, será realizada entrevista coletiva on-line para responder aos questionamentos dos jornalistas credenciados previamente. A cerimônia final também será transmitida pelo canal do TSE no Youtube.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00