Pesquisa
O que Sinop achou do 1º ano do governador Mauro Mendes?
Avaliação do começo do governo é positiva
Política | 23 de Dezembro de 2019 as 15h 26min
Fonte: Jamerson Miléski

O governador do Estado, Mauro Mendes teve um bom desempenho no primeiro ano do seu mandato. Essa foi a opinião da maioria da população de Sinop no levantamento realizado pelo site GC Notícias em parceria com o Instituto de Pesquisa Ética. Entre os dias 14 e 15 de dezembro foram ouvidas 471 pessoas do município. Um dos questionamentos foi referente a avaliação da gestão estadual.
Para 36,9% dos sinopenses ouvidos, Mendes teve um “bom” desempenho no seu primeiro ano de governo. Outros 3,4% classificaram a gestão como “ótima” – o que confere um saldo positivo de 40,3%.
Quase um terço dos entrevistados – 30,1% - preferiram não responder. Uma parcela de 18,5% classificou o governo como “ruim” e 11% como “péssimo”.
Alguns pontos foram determinantes para que o governo do Estado obtivesse a simpatia do eleitorado local. Ao longo do ano, a equipe de Mendes conseguiu reerguer o Hospital Regional de Sinop – principal estrutura de saúde pública da cidade e disparado a maior demanda local por serviços públicos. O atual governo rompeu o sistema de gestão terceirizada, através de OSS (Organização Social de Saúde), passando para administração direta – com funcionários públicos no comando. O resultado foi um aumento na capacidade de operação da unidade, no numero de procedimentos realizados e o retorno dos atendimentos ambulatoriais – algo que havia ficado em segundo plano no Regional. Nos primeiros 7 meses de 2019 o Hospital realizou 1073 cirurgias. No mesmo período de 2018 haviam sido apenas 586 procedimentos.
O avanço no Hospital Regional chegou a render homenagens ao diretor da unidade, Jean Alencar, conferida pela Câmara de Sinop. No passado, a casa de leis foi autora de moções de repúdio e de apelo em função da baixa operacionalidade da unidade.
Em Sinop, o governo Mauro Medes também retomou a construção da Escola no Jardim das Orquídeas. A unidade que começou a ser planeja em 2010 foi iniciada na gestão de Pedro Taques. Porém, apenas a cobertura da quadra foi executada. A obra passou 3 anos paralisada e foi retomada no segundo semestre de 2019.
Na parte da segurança pública, Mendes conseguiu levantar a frota das polícias. No começo da sua gestão 56% das viaturas estavam fora das ruas – nas oficinas ou aguardando substituição. O governador conseguiu recuperar esse déficit e ampliar a estrutura de policiamento.
De forma geral, o governo conseguiu imprimir um ritmo de “economia” em 2019, cortando cargos, freando despesas operacionais e diminuindo o tamanho da máquina pública – o que pode ter sido bem avaliado pela população de Sinop.
Um levantamento realizado pelo governador no primeiro mês da sua gestão apontou que havia 500 obras públicas paralisadas no Estado. Destas, cerca de 150 já haviam sido retomadas em outubro desse ano.
A pesquisa realizada pelo Instituto Ética seguiu o método Survey, com 471 pessoas de diferentes bairros entrevistadas presencialmente. A margem de erro é de 5,5%.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02