Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 23 de Maio de 2025

Menu

Caso inusitado

'Novo vizinho': morador da Noruega acorda com navio encalhado ao lado de casa

Embarcação, com 16 pessoas a bordo, já havia se envolvido em outros incidentes; autoridades investigam causas do acidente

Política | 23 de Maio de 2025 as 09h 46min
Fonte: Extra Globo

Foto: Jan Langhaug / AFP

Acordar assustado com pesadelos é comum, mas um homem na Noruega despertou espantado por um motivo muito, mas muito maior: um enorme navio porta-contêineres de 135 metros de comprimento encalhou a poucos metros de sua casa, com 16 pessoas a bordo. A propriedade de Johan Helberg fica à beira de um fiorde — uma grande entrada de mar entre altas montanhas —, próximo a Trondheim, no centro da Noruega.

Johan dormia tranquilamente nesta quinta-feira, quando foi acordado por uma ligação em seu telefone. Quem ligava era Jostein Jorgensen, morador próximo que, em pânico, tentava alertá-lo após tocar a campainha diversas vezes e não obter resposta. Ao sair da residência, Johan se deparou com seu “novo vizinho”.

— É um novo vizinho bem volumoso, mas logo irá embora — brincou o proprietário em entrevista à TV2.

De acordo com Helberg, o navio causou danos a um cano de aquecimento da casa, mas o problema poderia ter sido muito pior.

— Se o navio tivesse batido na rocha logo ao lado, teria subido e atingido a casa com força. Faltaram poucos metros — afirmou Johan.

Evacuação

As equipes de emergência constataram que não havia feridos entre os 16 tripulantes, nem vazamento de óleo. Um geólogo acompanha a situação, já que o impacto do navio causou um deslizamento de terra de aproximadamente 100 metros de largura. O proprietário e outros dois moradores precisaram evacuar a área por precaução. Apesar disso, o chefe operacional do distrito policial de Trøndelag, Erik Vagnild, afirmou que a casa permaneceu intacta.

— Eles ficaram um pouco surpresos ao acordar. Viram que um barco estava encostado na parede da casa. Mas não houve qualquer dano à propriedade — afirmou à TV2.

Navio encalhou outras vezes

Um navio porta-contêineres de 135 metros encalhou e quase atingiu uma casa na Noruega — Foto: Jan Langhaug / AFP
Um navio porta-contêineres de 135 metros encalhou e quase atingiu uma casa na Noruega — Foto: Jan Langhaug / AFP

O navio NCL Salten, de 135 metros, que transportava 16 pessoas, já encalhou outras duas vezes — uma em 2023, em Hadsel, e outra em 2024, em Ålesund. Ainda não se sabe a razão do incidente, e a polícia norueguesa investiga as possíveis causas.

À emissora NRK, um porta-voz da North Sea Container Line, empresa de logística de contêineres, confirmou os outros incidentes, mas ressaltou que não houve feridos nem danos ambientais.