Eleição suplementar
Novo escolhe economista de Sinop para disputar o Senado
Feliciano Azuaga será o candidato do partido na eleição suplementar de abril
Política | 27 de Fevereiro de 2020 as 10h 00min
Fonte: Jamerson Miléski

O diretório do NOVO em Mato Grosso concluiu seu processo de seleção que determinou quem será o candidato do partido a senador. O economista de Sinop, Feliciano Azuaga foi o escolhido para ser o nome do Novo na eleição suplementar que será realizada em abril desse ano.
O Novo pré-avalia seus candidatos antes de endossar a candidatura. Esse processo de seleção apura a biografia pessoal, formação, as visões políticas e até as capacidades comunicativas de cada candidato. Uma comissão do partido, em outro Estado, faz um estudo técnico sobre a viabilidade de cada candidatura e emite seu parecer. Esse processo acabou apontando que Azuaga era o melhor candidato que o Novo poderia lançar em Mato Grosso.
O economista de Sinop acabou desbancando dois advogados de Cuiabá que pertencem a sigla e haviam sido indicados inicialmente para disputar o pleito. Sérgio Antunes e Euclides Ribeiro, que também passaram pelo processo de seleção, acabarão sendo indicados para a suplência.
Para Azuaga, esse processo de seleção, adotado pelo partido Novo, permite que pessoas simples, porém aptas, disputem cargos eletivos, promovendo a verdadeira renovação na política. “Na segunda fase do processo passei por uma entrevista com uma banca de 4 membros. Eles avaliaram meu conhecimento em critérios técnicos, como legislação, constituição, bases da democracia e também as pautas, propostas e motes de campanha que eu pretendia trazer. Uma parte interessante foi uma rodada de perguntas de como eu me comportaria em diferentes situações que estão ocorrendo no país. Foi um teste difícil e que é submetido a todo candidato aprovado pelo Novo”, declarou.
A eleição suplementar para o Senado será no dia 26 de abril. A vaga em jogo foi deixada pela senadora Selma Arruda, mais votada em 2018, que acabou sendo cassada por abuso de poder econômico. No Novo, as candidaturas não fazem uso do fundo eleitoral.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21