Endosso
Nova reitoria da UFMT terá boa relação com o Senado, afirma Wellington
Senador de Mato Grosso referenda escolha da nova reitora em sua posse
Política | 17 de Outubro de 2016 as 08h 46min
Fonte: Redação com Assessoria

O senador Wellington Fagundes, líder do Partido da República no Senado, afirmou que a posse da professora Myriam Serra como nova reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta quinta-feira (13), representa a continuidade de um trabalho harmônico entre o Parlamento e a instituição pelo crescimento do ensino superior no Estado. “Assim como nós da Bancada, a nova reitora está ciente e trabalha para cumprir as demandas necessárias para o crescimento da UFMT e do ensino superior. Ela entende a importância de uma política de educação forte. Além disso, Myriam esteve engajada e dará apoio a temas importantes que ajudamos a conquistar, como a emancipação da Universidade Federal de Rondonópolis”, comemorou o senador republicano.
Após a assinatura do seu termo de posse, em Brasília, Myriam disse que apesar do atual momento de crise, a universidade “pode e deve” contribuir para o desenvolvimento social. Segundo ela, há a expectativa de que o Estado seja uma referência em educação para toda a América do Sul. Para ela, a Bancada parlamentar do Estado tem papel importante no desenvolvimento da UFMT.
“Nossa gestão também buscará aproximação com a UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) e o Instituto Federal de Mato Grosso, porque nós entendemos que as políticas públicas do Estado precisam ser desenvolvidas com o esforço das nossas três universidades públicas”, projetou a reitora.
O ministro da educação, José Mendonça Filho, ao parabenizar a reitora, afirmou que o MEC tem como prioridade a conclusão das obras do Reuni, o avanço nas obras que já estão em andamento e a criação de condições para que as universidades ampliem as ofertas de vaga. “E, naturalmente, contamos com o papel importante da UFMT e da nova reitora para que isso aconteça”, finalizou o ministro.
Myriam Serra possui 35 anos de experiência acadêmica na UFMT e foi a primeira diretora da Faculdade de Nutrição da universidade. Além disso, coordenou as Políticas Acadêmicas da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, onde implantou as chamadas “políticas afirmativas”, que tiveram por objetivo a democratização do acesso à educação superior.
A nova reitora também atuou pela retomada do processo de expansão universitária, com aumento do número de vagas e a criação dos campi de Sinop e Várzea Grande, além da ampliação das unidades do Araguaia, Cuiabá e Rondonópolis.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23