Programação
MPF, MPT e MPMT promovem 1ª Jornada de Diálogos Jurídicos; veja a programação
A realização conjunta do evento pelos três ramos do Ministério Público em Mato Grosso representa um marco na cooperação interinstitucional.
Política | 06 de Agosto de 2025 as 15h 20min
Fonte: Ascom MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) promovem, no dia 18 de agosto, a partir das 18h, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a "1ª Jornada de Diálogos Jurídicos dos Ministérios Públicos". O evento celebra o Dia do Estagiário e busca aprofundar o conhecimento de estudantes e profissionais do Direito sobre a atuação dos diferentes ramos do Ministério Público, além de promover debates relevantes sobre temas que moldam a sociedade e o futuro do judiciário.
A iniciativa, que nasceu da colaboração estratégica entre as três instituições, reflete o compromisso conjunto de capacitar a nova geração de juristas e de fortalecer a conexão entre o Ministério Público e a comunidade acadêmica.
O procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi, ressalta a importância de um evento como este: "Queremos abranger um público amplo e diverso, mostrando a importância da atuação do Ministério Público para a sociedade e, ao mesmo tempo, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências para aqueles que estão iniciando suas carreiras jurídicas".
A Jornada de Diálogos Jurídicos é mais do que um evento comemorativo. A programação cuidadosamente elaborada foi pensada para oferecer uma visão multifacetada da atuação do Ministério Público em questões cruciais da atualidade.
A mesa de abertura, por exemplo, debaterá o "O papel da Inteligência Artificial na promoção da justiça sob a ótica do Ministério Público", um tema que evidencia a necessidade de o Direito se adaptar às novas tecnologias. O painel, que contará com a participação de Mariano de Almeida Neto (MPMT), Ricardo Pael Ardenghi (MPF-MT), Danilo Nunes Vasconcelos (MPT-MT) e Paulo Roberto Jorge do Prado (MPMT), promete ser um ponto de partida para reflexões profundas sobre a inovação no setor jurídico.
Na sequência, a programação abordará o "O enfrentamento dos Crimes Cibernéticos pelo Ministério Público", com a presença de Fernanda Teixeira Souza Domingos (Procuradora Regional da República), Fabrício Miranda Mereb (Promotor de Justiça) e Leoni Carvalho Neto (Promotor de Justiça). O debate, mediado por Antônio Sérgio Cordeiro Piedade (Procurador de Justiça), destacará o papel do Ministério Público na proteção da sociedade em um mundo cada vez mais conectado.
Em um cenário de desafios sociais persistentes, o evento também trará para o centro do debate a questão da "atuação do Ministério Público contra a Escravidão Contemporânea". Mediado por Danilo Nunes Vasconcelos (MPT-MT), este painel contará com a experiência de Állysson Feitosa Torquato Scorsafava (MPT-MT), Emerson Kalif Siqueira (Procurador Regional da República) e Flora Regina Camargos Pereira (Auditora-Fiscal do Trabalho). A discussão visa sensibilizar e informar sobre o combate a uma das mais graves violações dos direitos humanos.
Por fim, a Jornada abordará a temática "Ministérios Públicos e a Defesa do Meio Ambiente", com a participação de Bruno Choairy Cunha de Lima (MPT-MT), Marcelo Caetano Vacchiano (MPMT) e Emerson Kalif Siqueira (Procurador Regional da República), sob a mediação de Ricardo Pael Ardenghi (MPF-MT). Este painel reforça o compromisso das instituições com a preservação ambiental, um tema de relevância global e local.
Parceria e apoio
A realização conjunta do evento pelos três ramos do Ministério Público em Mato Grosso representa um marco na cooperação interinstitucional. A parceria entre MPF, MPT e MPMT demonstra a força da atuação coordenada e a capacidade de unir expertises para abordar questões complexas. “É um convite à reflexão sobre o papel do Direito na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e um incentivo para que a nova geração de juristas se engaje ativamente nessas causas”, destaca Ricardo Pael.
O evento conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT) e Faculdade Fasipe.
Entrada franca
A jornada é gratuita e direcionada a toda a comunidade acadêmica, estagiários dos Ministérios Públicos, membros das instituições e servidores, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa. A estimativa é de que 450 pessoas participem, a maioria estudantes, indicando o grande interesse do público jovem em se aprofundar nos debates propostos.
Os estudantes que quiserem participar devem procurar as respectivas coordenações dos seus cursos para realizar a inscrição.
Programação
18h – 19h - Credenciamento com Café de Boas-vindas e apresentação cultural
19h – 19h45 - Diálogo de Abertura: O papel da Inteligência Artificial na promoção da justiça sob a ótica do Ministério Público
Painelista
- José Mariano de Almeida Neto – Promotor de Justiça do MP-MT
Debatedores
- Ricardo Pael Ardenghi - Procurador-Chefe do MPF-MT
- Danilo Nunes Vasconcelos - Procurador-Chefe do MPT-MT
- Paulo Roberto Jorge do Prado - Procurador de Justiça do MP-MT, representando o PGJ
19h45 - 20h30 - Diálogo 1: O enfrentamento dos Crimes Cibernéticos pelo Ministério Público
Debatedores
- Fernanda Teixeira Souza Domingos - Procuradora Regional da República na 1ª Região
- Fabrício Miranda Mereb – Promotor de Justiça do MP-MT
- Leoni Carvalho Neto - Promotor de Justiça do MP-MT
Mediador
- Antonio Sergio Cordeiro Piedade – Procurador de Justiça do MP-MT
20h30 - 21h15 - Diálogo 2: A atuação do Ministério Público contra a Escravidão Moderna
Debatedores
- Állysson Feitosa Torquato Scorsafava - Procurador do Trabalho – MPT-MT
- Emerson Kalif Siqueira - Procurador Regional da República na 3ª Região
- Flora Regina Camargos Pereira - Auditora-Fiscal do Trabalho
Mediador
- Danilo Nunes Vasconcelos - Procurador-Chefe do MPT-MT
21h15 - 22h - Diálogo 3: Ministérios Públicos e a Defesa do Meio Ambiente
Debatedores
- Bruno Choairy Cunha de Lima - Procurador do Trabalho – MPT-MT
- Marcelo Caetano Vacchiano – Promotor de Justiça do MPMT
- Emerson Kalif Siqueira - Procurador Regional da República na 3ª Região
Mediador
- Ricardo Pael Ardenghi - Procurador-Chefe do MPF-MT
22h - Encerramento e sorteio de livros
Notícias dos Poderes
Levantamento do TCE-MT aponta que 87 municípios não possuem gestão ambiental descentralizada
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios aderiram à descentralização ambiental
06 de Agosto de 2025 as 17h21Case da BR-163/MT é destaque em painel sobre concessões rodoviárias durante Reunião Estratégica
Evento reuniu especialistas, gestores públicos e investidores para debater oportunidades de parcerias em infraestrutura no estado
06 de Agosto de 2025 as 17h19OAB abre nesta quinta inscrições para vaga de desembargador
Lista sêxtupla será encaminhada ao TJ, que vai reduzi-la a três; governador vai nomear um deles
06 de Agosto de 2025 as 17h125 imóveis de construtora de SC que faliu vão a leilão judicial por mais de R$ 35 milhões em MT
Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Kade Engenharia e Construções Ltda. já foi declarada falida e agora está em processo de liquidação de bens
06 de Agosto de 2025 as 16h00Celular envia alerta automático à esposa e motorista é resgatadoo após acidente em MT
Motorista estava sozinho no carro e bateu contra uma vala. A vítima foi encontrada com ferimentos e desorientada.
06 de Agosto de 2025 as 15h40Carteira de Trabalho Digital: veja como acessar, atualizar e verificar se está assinada
Documento digital substitui versão física e facilita consulta a vínculos empregatícios; veja passo a passo para uso correto
06 de Agosto de 2025 as 14h53CNJ aposenta juiz de Mato Grosso por desvios de conduta
Raphael Casella respondia a cinco Processos Administrativos Disciplinares (PADs) no Conselho
06 de Agosto de 2025 as 14h45Chineses adultos estão chupando chupeta para aliviar ansiedade
Ideia é que o hábito, associado ao conforto da infância, ajude a aliviar a ansiedade, melhorar o sono e até facilitar o abandono do cigarro
06 de Agosto de 2025 as 14h39