Eleições 2020
Ministério Público denuncia Dorner por injúria
Promotor sugere que pena de 6 meses de prisão seja convertida em dinheiro para o Lar Vicentino
Política | 23 de Outubro de 2020 as 11h 36min
Fonte: Redação

Os exageros no programa eleitoral podem render ao candidato a prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), uma condenação por injúria. O Ministério Público apresentou nesta quinta-feira (22), indícios da prática de infração penal eleitoral, prevista no artigo 326 da Código Eleitoral – quando um candidato utiliza da campanha eleitoral para injuriar outra pessoa. A pena, nesse caso, pode chegar a 6 meses de prisão.
A parecer do MP faz parte da ação movida pelo candidato a prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB), que já tirou um programa eleitoral de Dorner do ar e conseguiu um direito de resposta nas redes sociais do adversário. Em vídeos postados no Facebook e Instagran, Dorner classificou Juarez como mentiroso. Esse seria o objeto da injúria.
Embora o crime preveja a prisão de até 6 meses, o MP não acha que seja o caso de “guardar” Dorner no Ferrugem. Como o crime tem um menor potencial ofensivo, o promotor Luiz Mendes de Maio, em seu relatório pede para que sejam juntados aos autos a certidão de antecedentes de Dorner e a confirmação dos juízes criminais de que o candidato não foi não beneficiado por transação penal nos últimos 5 anos. Dessa forma, como sugere o promotor, ao invés de 6 meses de detenção, Dorner receberia uma punição financeira.
Mendes de Maio sugere que Dorner pague 20 salários mínimos, mediante depósito em conta corrente, para o Lar Vicentino de Sinop – uma instituição de cunho filantrópico que ampara idosos abandonados pela família.
A denúncia do MP ainda precisa ser apreciada pela Justiça Eleitoral, que decidirá a questão.
O que diz Dorner?
A defesa do candidato a prefeito Roberto Dorner frisou que não houve citação no processo nem publicação de decisão e que não tem conhecimento do teor da ação.
A equipe jurídica do candidato disse que os pronunciamentos da defesa serão em juízo.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00