Calha administrativa
Ministério público pede afastamento do secretário de Saúde
Ação requer a saída do secretário da presidência do Conselho de Saúde
Política | 10 de Fevereiro de 2017 as 18h 35min
Fonte: Assessoria

A falta de homologação das resoluções do Conselho Estadual de Saúde pendentes de decisão pelo Governo do Estado levou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, a ingressar com ação civil pública contra o Estado. O MPE requer ao Poder Judiciário o afastamento do Secretário Estadual de Saúde de suas funções como presidente nato do Conselho, estabelecendo ainda, que o referido órgão colegiado escolha, dentre os conselheiros em exercício na função, novo presidente com mandatos de até 1 ano, renovável até o máximo de 3 anos.
O pedido formulado pelo promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, tem como base os depoimentos colhidos pela promotoria junto ao próprio Conselho Estadual de Saúde. De acordo com o promotor, a presença do Secretário Estadual de Saúde como presidente nato do Conselho é inerentemente prejudicial às suas funções institucionais, especialmente quanto a principal atividade: o controle e fiscalização dos serviços estaduais de saúde cujo gestor é o próprio Secretário.
Segundo o MP “o risco da permanência do mesmo é iminente, em termos institucionais, pois perturba o funcionamento juridicamente esperado dos sistemas, fiscalização e controle decorrentes da própria existência do controle social. Fica claro, portanto, que não pode mais perdurar a situação de que o fiscalizado mantenha-se na condição de controlador do órgão fiscalizador”, assegurou o promotor.
Os representantes do Conselho relataram ao MP que o fato do Secretário Estadual de Saúde ser o Presidente nato do referido órgão colegiado prejudica a autonomia e a cobrança da efetivação das decisões do órgão na medida em que a referida autoridade é diretamente subordinada à Chefia de Executivo, prejudicando, assim, as atribuições de fiscalização e controle que são inerentes à entidade tratada. “É preciso dizer que não está se fazendo qualquer reparo pessoal ao atual titular da Secretaria Estadual de Saúde, mas que a ação é de cunho institucional e vale para qualquer um venha a ocupar o cargo no futuro se prestando a afastar definitivamente o cargo de Secretário da presidência do Conselho, alertou Guedes”.
Segundo o promotor relata na ação, ao examinar as provas dos autos, pode-se concluir que a situação narrada é desde logo danosa à coletividade, na medida em que as decisões de controle social e participação da comunidade são sistematicamente ignorados pelo Poder Executivo, razão pela qual urge ser corrigida de forma imediata em face dos danos irreversíveis aos serviços de saúde pública, do qual depende a vida e a integridade de milhões de pessoas em Mato Grosso. “Se a grande finalidade do Conselho é fiscalizar e controlar a gestão pública do SUS, colocar o Secretário Estadual de Saúde como presidente nato do referido órgão colegiado implica em, termos institucionais, em colocar na mão do preso a chave das algemas, ou seja, é inadmissível que o gestor tenha o controle prático do órgão que o fiscaliza”.
Na ação o MP requer ainda que a Justiça declare como homologadas todas as resoluções do Conselho Estadual de saúde que estejam pendentes de decisão pelo Governo do Estado há mais de 30 dias, ordenando que o réu as publique no Diário oficial do Estado no período máximo de 10 dias para que entrem formalmente em vigor.
Notícias dos Poderes
Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30