Mochila nas costas
Ministério da Agricultura busca mercados na China e Irã
Maggi e Novacki se revezam nas missões internacionais para vender a produção brasileira
Política | 08 de Setembro de 2017 as 18h 06min
Fonte: Redação com Olhar Direto

Para sair de quase 7% para 10% da participação brasileira no mercado mundial em 5 anos, é necessário colocar a "mochila nas costas" e visitar os países, mostrando como se produz no Brasil: com eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social. É o que tem afirmado o ministro da agricultura Blairo Maggi. Ele e o secretário executivo da pasta, Eumar Novacki, têm intercalado na liderança de missões internacionais para vários lugares do mundo.
O ministro Blairo Maggi retornou na última quarta feira da China e nesta sexta feira, o secretário Eumar Novacki segue com delegação oficial do mistério da agricultura para o Irã, importante parceiro comercial do Brasil e com grande potencial de crescimento.
Com mais de 80 milhões de habitantes, o Irã é grande comprador de milho, soja e carne bovina, e a expectativa desses setores, é que haja ampliação da participação do Brasil no mercado Iraniano.
O otimismo é tamanho, que essa viagem contará com a participação do setor privado, com dezenas de empresários, além de presidentes de entidades, como Antônio Jorge Camardelli Presid da ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, para quem "o contato pessoal entre representantes dos países é fundamental para que haja maior integração entre o empresariado".
Na pauta da viagem, vários encontros oficiais com autoridades do governo iraniano, o seminário "Brasil - Irã Encontro de Negócios: novas perspectivas no comércio Agrícola e investimentos" que ocorrerá na Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura, o evento de divulgação da Carne Brasileira na embaixada do Brasil no Irã e visitas técnicas organizados pelo Governo Iraniano.
Uma das propostas a ser discutida esta a criação do Comitê Consultivo Agricola (CCA) entre Brasil e Irã. O Brasil deve ser provocado a falar sobre as negociações para facilitar operações financeiras com Irã, quem tem restrições do governo americano e cuja pauta interessa também aos empresários brasileiros. Outro tema de interesse é a visita de missão técnica do Irã para habilitação de novos estabelecimentos do Brasil.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30