'Ônus e bônus'
Mendes diz que Janaina está na oposição e, por isso, 'é natural pagar emendas por último'
Política | 05 de Maio de 2025 as 11h 03min
Fonte: Unica News

O governador Mauro Mendes (União) afirma que já considera a deputada estadual Janaina Riva (MDB) oposição à sua gestão, e acredita que a mudança de comportamento da parlamentar se dá por conta da eleição do próximo ano. Os dois têm pretensão de concorrer ao Senado Federal em 2026, às duas vagas disponíveis para Mato Grosso.
O gestor estadual ainda saiu em defesa do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e garante que as emendas parlamentares da emedebista serão pagas, mas não serão tratadas como prioridade pelo governo do Estado.
“Isso é natural na democracia, não é novo em Mato Grosso, não é novo no Brasil e é o tratamento que você dá. A oposição gosta de criticar, a oposição gosta de falar coisas que muitas vezes não é a verdade e o ônus disso é um relacionamento não tão sadio com o governo”, disparou.
Mendes reitera a fala do integrante do primeiro escalão estadual, que na semana passada disse que todo parlamentar de oposição tem que aguentar as consequências de seu posicionamento, fazendo referência ao seu posicionamento como deputado federal de oposição ao governo federal.
“A deputada assumiu a questão de sua oposição, como o próprio secretário disse: ônus e bônus. Ele é oposição do governo federal e as emendas dele são as últimas que são pagas. Então, isso é natural”, endossou o governador.
Para ele, o rompimento de Janaina com o governo do Estado se dá por conta da eleição do próximo ano, onde ambos pretende disputar a senatória e vem se articulando para isso. O posicionamento de Mendes é reflexo de um bate boca entre Janaina e Garcia na semana passada. A emedebista expôs o secretário na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão ordinária, afirmando que estava sendo alvo de retaliação, pois o integrante do primeiro escalão estadual garantiu que outras lideranças políticas que não iria pagar suas emendas parlamentares. Garcia rebateu as declarações da parlamentar por meio de um vídeo publicado nas redes sociais e a situação movimentou os bastidores da política mato-grossense.
Notícias dos Poderes
Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06Em jantar estratégico, Pivetta sela apoio de Mauro Mendes, Maggi e aliados para 2026
09 de Julho de 2025 as 07h51Campanha ao Senado exigirá foco total de Janaína, avalia Faiad
08 de Julho de 2025 as 14h52Lula não vai sancionar projeto que aumenta bancada de MT
Texto aprovado pelo Congresso em junho aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais
07 de Julho de 2025 as 16h00TJ derruba lei que obrigava Prefeitura em MT a fornecer cannabis
Desembargadores reconheceram que a ausência do estudo de impacto compromete a validade da lei
07 de Julho de 2025 as 12h30