'Ônus e bônus'
Mendes diz que Janaina está na oposição e, por isso, 'é natural pagar emendas por último'
Política | 05 de Maio de 2025 as 11h 03min
Fonte: Unica News

O governador Mauro Mendes (União) afirma que já considera a deputada estadual Janaina Riva (MDB) oposição à sua gestão, e acredita que a mudança de comportamento da parlamentar se dá por conta da eleição do próximo ano. Os dois têm pretensão de concorrer ao Senado Federal em 2026, às duas vagas disponíveis para Mato Grosso.
O gestor estadual ainda saiu em defesa do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e garante que as emendas parlamentares da emedebista serão pagas, mas não serão tratadas como prioridade pelo governo do Estado.
“Isso é natural na democracia, não é novo em Mato Grosso, não é novo no Brasil e é o tratamento que você dá. A oposição gosta de criticar, a oposição gosta de falar coisas que muitas vezes não é a verdade e o ônus disso é um relacionamento não tão sadio com o governo”, disparou.
Mendes reitera a fala do integrante do primeiro escalão estadual, que na semana passada disse que todo parlamentar de oposição tem que aguentar as consequências de seu posicionamento, fazendo referência ao seu posicionamento como deputado federal de oposição ao governo federal.
“A deputada assumiu a questão de sua oposição, como o próprio secretário disse: ônus e bônus. Ele é oposição do governo federal e as emendas dele são as últimas que são pagas. Então, isso é natural”, endossou o governador.
Para ele, o rompimento de Janaina com o governo do Estado se dá por conta da eleição do próximo ano, onde ambos pretende disputar a senatória e vem se articulando para isso. O posicionamento de Mendes é reflexo de um bate boca entre Janaina e Garcia na semana passada. A emedebista expôs o secretário na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão ordinária, afirmando que estava sendo alvo de retaliação, pois o integrante do primeiro escalão estadual garantiu que outras lideranças políticas que não iria pagar suas emendas parlamentares. Garcia rebateu as declarações da parlamentar por meio de um vídeo publicado nas redes sociais e a situação movimentou os bastidores da política mato-grossense.
Notícias dos Poderes
Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop para evento com mulheres do PL em Sorriso
Encontro reúne lideranças femininas do Partido Liberal e marca agenda política de Michelle Bolsonaro no estado
31 de Outubro de 2025 as 16h01Câmara de Sinop ganha estação de TV
Emissora fará parte da Rede Legislativa, da Câmara Federal
31 de Outubro de 2025 as 10h11Lula sanciona lei que endurece combate a crime organizado e amplia proteção a agentes
Lei tipifica as condutas de
30 de Outubro de 2025 as 13h00Em reunião com prefeito Roberto Dorner, deputado Coronel Assis enaltece crescimento de Sinop
30 de Outubro de 2025 as 11h45Despesas de deputados em 9 meses somam R$ 3 milhões
Esse valor pode aumentar caso o parlamentar exerça cargo de liderança de partido político, do Governo na Câmara ou no Congresso, seja presidente ou vice de comissões permanentes, entre outros
29 de Outubro de 2025 as 12h28