Operação Bônus
Mauro Savi e Paulo Taques são presos pelo Gaeco
Deputado, primo do governador e mais 4 empresários são alvos da operação
Política | 09 de Maio de 2018 as 09h 52min
Fonte: Redação

O deputado estadual Mauro Savi (DEM) e o ex-secretário chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Paulo Taques, foram presos na manhã dessa quarta-feira (9). Ação fez parte da segunda fase da "Operação Bereré", deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) e denominada de "Bônus".
Além de Savi e Taques, o desembargador José Zuquim determinou a prisão preventiva de outras quatro pessoas, além de cinco mandados de busca e apreensão. Dos mandados de prisão, quatro já foram cumpridos em Cuiabá, Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Os empresários Roque Anildo e Reinheimer e Claudemir Pereira dos Santos, conhecido como "Grilo", também já estão presos. Eles são donos da empresa Santos Treinamento, que é uma empresa de fachada usada para os desvios no órgão que chegaram a R$ 27 milhões durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (sem partido).
Savi, Roque e "Grilo" já estão presos e neste momento são levados a sede do Gaeco, em Cuiabá. Eles passarão por exame de corpo de delito e, à tarde, passarão por audiência de custódia até serem levados ao sistema prisional.
Paulo Taques, que é primo do governador do Estado, Pedro Taques (PSDB), é considerado foragido da justiça. O status foi comunicado pelo MP através de nota à imprensa, por volta das 9h30. Conforme a notificação, o Gaeco vem tentando cumprir o mandado de prisão desde o início da manhã sem sucesso.
De acordo com o Gaeco, a operação de hoje é baseada nos documentos apreendidos, colaborações premiadas e depoimentos colhidos na primeira fase no mês de fevereiro. Outras fases deverão ser realizadas.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30