Ministério Público
Mauro Delfino é escolhido procurador-geral de Justiça
Conselho superior do Ministério Público tomou decisão unânime
Política | 11 de Novembro de 2020 as 09h 42min
Fonte: Redação

O procurador de Justiça Mauro Delfino César foi escolhido, por unanimidade, pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (CSMP), a assumir o cargo de procurador-geral de Justiça nos 30 dias que antecederão a eleição para formação da lista tríplice, biênio (2021/2023). A solenidade de transmissão do cargo ocorrerá na sexta-feira (13).
Durante a reunião, o presidente do CSMP, procurador-geral de Justiça José Antônio Borges Pereira, ressaltou que a indicação do procurador de Justiça Mauro Delfino César é o reconhecimento à sua trajetória institucional. Prestes a se aposentar, ele já ocupou vários cargos na Procuradoria-Geral de Justiça e tem importantes serviços prestados à instituição.
“Escolhido por unanimidade, tenho certeza que o Dr Mauro realizará com extrema competência o cargo de procurador-geral de Justiça nos próximos 30 dias, quando me afastarei para concorrer à reeleição”, afirmou Borges. Além do atual procurador-geral de Justiça, também concorre ao cargo de procurador-geral de Justiça, o procurador Flávio Cezar Fachone.
Em eleições anteriores, a função foi assumida temporariamente pelo decano do Conselho Superior do Ministério Público, procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe. Todos os membros do Conselho Superior do Ministério Público enalteceram o trabalho realizado por Scaloppe e disseram ter certeza que Mauro Delfino César também desempenhará o cargo com maestria.
O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado falou sobre a experiência de Mauro Delfino em cargos administrativos e reforçou a sua dedicação e lealdade à instituição. O procurador de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho, por sua vez, lembrou que não será uma tarefa fácil, devido ao requisito da temporalidade, já que serão apenas 30 dias, e a necessidade de se manter uma distância do processo eleitoral. “É um ônus, mas não tenho dúvidas que o procurador de Justiça Mauro Delfino vai desempenhar com muita tranquilidade”, afirmou.
Pela primeira vez na história do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a eleição para procurador-geral de Justiça será de forma eletrônica. O processo de escolha começará no dia 11 de dezembro, uma sexta-feira, e encerrá no dia 14 de dezembro, às 17h, na segunda-feira (14). O resultado da eleição será conhecido logo após o término da votação.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00