Eleições 2018
Mato Grosso terá 5 candidatos a governador
Wellington Fagundes confirma candidatura, aumentando as opções na disputa
Política | 06 de Agosto de 2018 as 10h 59min
Fonte: Jamerson Miléski

As convenções partidárias encerram nesse domingo (5), confirmando as posições dos partidos e afastando as especulações. Na contramão do esperado, o senador Wellington Fagundes (PR), confirmou sua candidatura ao governo do Estado. Com isso, serão 5 na disputa pelo palácio Paiaguás.
As opções para os eleitores são: o atual governador, Pedro Taques (PSDB), o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM), Wellington Fagundes (PR), Moisés Franz (PSOL) e Arthur Nogueira (Rede).
Na última eleição estadual, em 2014, Pedro Taques deixou o cargo de senador para concorrer ao pleito, vencendo ainda no primeiro turno.
Quem é quem?
Arthur Nogueira (Rede Sustentabilidade)
Ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Arthur Nogueira, passou 4 anos no cargo e está licenciado do serviço público para disputar a eleição.
Mauro Mendes (DEM)
Essa é a segunda vez que disputa o cargo. O vice da chapa encabeçada por Mauro Mendes é o produtor rural Otaviano Pivetta (PDT), ex-prefeito de Lucas do Rio Verde. Mauro Mendes nasceu em Anápolis (GO) tem 54 anos e três filhos. Ele atua como empresário do ramo de metalurgia em Cuiabá.
Em 2008, o empresário disputou as eleições para prefeito de Cuiabá e não conseguiu ser eleito. Em 2010, Mauro Mendes também disputou a eleição para o governo e perdeu novamente a disputa.
Já em 2012, foi eleito prefeito de Cuiabá. Ao fim do primeiro mandato, ele não disputou a reeleição e justificou que se dedicaria aos negócios dele. Entre 2014 e 2015, quatro empresas suas entraram em processo de recuperação judicial.
Moisés Franz (PSOL)
O PSOL vem com chapa pura para o governo. Moisés Franz terá como vice o enfermeiro Vanderley da Guia. Na convenção, a chapa também definiu dois candidatos ao senado: Procurador Mauro e Gilberto Lopes Filho.
Pedro Taques (PSDB)
Candidato à reeleição, Taques anunciou o nome de Rui Prado, também do PSDB, como vice. Ao Senado o partido lançou o deputado federal Nilson Leitão. A coligação tem o PSDB, PSL, PPS, PRP, Avante, DC, Solidariedade, Patriotas, PRPB e PSB.
Taques já é conhecido do eleitorado. Começou sua carreira política como senador em 2010, se elegeu para governador em 2014, no primeiro turno.
Wellington Fagundes (PR)
Senador por Mato Grosso eleito em 2014, Fagundes terá como vice Sirlei Theis (PV). Na convenção, a chapa também definiu Adilton Sachetti (PRB) e Maria Lúcia (PC do B) como candidatos ao senado.
Natural de Rondonópolis, Fagundes, é médico veterinário formado e pecuarista. Entrou para política em 1991, como deputado federal, cargo que ocupou até 2015, quando assumiu o Senado.
A coligação tem PMN, PROS, PR, PC do B, Podemos, PP, PT, PV, PRB e PTB.
Notícias dos Poderes
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09