Decisão
Marçal é condenado pela segunda vez a oito anos de inelegibilidade
Política | 28 de Abril de 2025 as 07h 36min
Fonte: Isto é

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo condenou Pablo Marçal (PRTB) a oito anos de inelegibilidade e uma multa de R$ 420 mil por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social durante as eleições de 2024, quando foi terceiro colocado na disputa pela prefeitura da capital paulista.
O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, deu razão a uma representação do PSB que acusou o ex-coach de pagar para usuários produzirem e impulsionarem vídeos de declarações suas — os chamados “concursos de cortes” — na campanha, o que caracteriza gasto ilícito de recursos.
Em nota, a assessoria de Marçal afirmou que ele cumpriu “todos os requisitos legais” enquanto candidato e confia na reversão da decisão judicial, à qual cabe apresentação de recurso no TRE.
Já a assessoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), adversária do ex-coach na eleição, afirmou que a decisão “mostra que não vale tudo para ganhar o pleito“.
Em 14 de abril, Marçal foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por ter associado a pessebista à responsabilidade pelo suicídio do próprio pai, durante uma entrevista concedida à IstoÉ. O pai de Tabata era dependente químico e morreu quando ela tinha 18 anos.
“Eu também tive um pai que foi alcoólatra, mas a família ajudou e ele deixou o alcoolismo. O pai dela [Tabata], ela foi para Harvard e ele acabou morrendo. Agora imagina o que ela pode fazer com o povo de São Paulo”, disse o ex-coach na ocasião.
Pela fala, o MPE considerou que Marçal “atacou valores familiares alheios, de forma deplorável e apelativa” para ofender a reputação da adversária e, assim, atrair seus potenciais eleitores.
Notícias dos Poderes
Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop para evento com mulheres do PL em Sorriso
Encontro reúne lideranças femininas do Partido Liberal e marca agenda política de Michelle Bolsonaro no estado
31 de Outubro de 2025 as 16h01Câmara de Sinop ganha estação de TV
Emissora fará parte da Rede Legislativa, da Câmara Federal
31 de Outubro de 2025 as 10h11Lula sanciona lei que endurece combate a crime organizado e amplia proteção a agentes
Lei tipifica as condutas de
30 de Outubro de 2025 as 13h00Em reunião com prefeito Roberto Dorner, deputado Coronel Assis enaltece crescimento de Sinop
30 de Outubro de 2025 as 11h45Despesas de deputados em 9 meses somam R$ 3 milhões
Esse valor pode aumentar caso o parlamentar exerça cargo de liderança de partido político, do Governo na Câmara ou no Congresso, seja presidente ou vice de comissões permanentes, entre outros
29 de Outubro de 2025 as 12h28