Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 23 de Outubro de 2025

Menu

Eleições 2026

Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026

Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.

Política | 23 de Outubro de 2025 as 12h 15min
Fonte: CBN Globo

Foto: Reprodução

O presidente Lula confirmou nesta quinta-feira (23) que irá disputar um quarto mandato presidencial nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante uma viagem na Indonésia, na Ásia, em uma declaração ado lado do presidente do país, Prabowo Subianto.

No palácio indonésio, o petista afirmou que vai completar 80 anos com a 'mesma energia de quando eu tinha 30 anos'. A afirmação ocorreu quando abordava a relação entre os dois países.

'Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Eu estou lhe dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse primeiro mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil, por demais, seja valorosa. E que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia'.

Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.

Lula ao lado do presidente da Indonésia. — Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula ao lado do presidente da Indonésia. — Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em 2022, antes do novo mandato, disse que não estava pensando no futuro, em uma futura reeleição. Seu objetivo, segundo ele, era 'deixar o país preparado'.

No encontro na Indonésia, Lula defendeu o multilateralismo e criticou o protecionismo comercial:

'Nós queremos comércio livre e, mais ainda, tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois e com as nossas moedas. Essa é uma coisa que nós precisamos mudar

O século 21 exige que tenhamos coragem que não tivemos no século 20. Exige que a gente mude alguma forma de agir comercialmente para não ficarmos dependentes de ninguém. Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Nós queremos democracia comercial e não protecionismo. Nós queremos crescer, gerar empregos, ganhar emprego de qualidade'.

Ainda nesta quinta (23), Lula participa de um fórum econômico com cerca de 200 empresários da Indonésia e do Brasil. Lula pretende impulsionar principalmente a venda de proteína animal para a Indonésia, que tem a quarta maior população do mundo e se tornou membro pleno do Brics em janeiro deste ano.

O Brasil é o terceiro país de onde a Indonésia mais compra proteína animal e representantes do agro brasileiro estão no local para aumentar a participação.

Nesta sexta-feira (24), o presidente Lula terá uma reunião com o secretário-geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático, antes de embarcar para Kuala Lumpur, na Malásia.