Categoria A e B
Lula autoriza fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar CNH
Ministério dos Transportes abre consulta pública para modernizar formação de condutores e reduzir custos
Política | 02 de Outubro de 2025 as 08h 25min
Fonte: Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou nesta quarta-feira (1º) o fim da obrigatoriedade de frequentar uma autoescola para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A medida será discutida a partir desta quinta-feira (2), quando o Ministério dos Transportes abrirá uma consulta pública sobre a proposta que pretende modernizar a formação de condutores no Brasil.
Pelo texto, candidatos às categorias A (motos) e B (carros) poderão optar por outras formas de aprendizado, como aulas com instrutor particular, sem necessidade de matrícula em autoescolas. Apesar da flexibilização, todos os candidatos continuarão obrigados a ser aprovados nos exames teórico e prático para obtenção da CNH.
Segundo o governo, a mudança visa reduzir custos para a população, ampliar o acesso à habilitação e simplificar o processo, mantendo os padrões mínimos de segurança no trânsito.
A proposta ainda passará por avaliação e contribuições da sociedade durante a consulta pública, que definirá os próximos passos para a implementação da medida.
Notícias dos Poderes
Pesquisa IDOC aponta Emanuelzinho como um dos líderes e consolida seu caminho para o terceiro mandato
24 de Outubro de 2025 as 14h34'Extrema-direita é o maior cabo eleitoral de Lula', dispara deputado
23 de Outubro de 2025 as 15h56TJ marca sessão para definir lista tríplice para o Quinto da OAB-MT
23 de Outubro de 2025 as 10h58Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17