Auxílio
Liberação de recursos da Defesa para o ‘Calha Norte’ beneficiará 65 municípios
Política | 01 de Novembro de 2019 as 10h 23min
Fonte: Assessoria

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) foi ao Ministério da Defesa, nesta semana, para tratar da liberação de recursos para o programa Calha Norte, que é imprescindível ao desenvolvimento de 65 municípios de Mato Grosso. Em audiência com o ministro Fernando Azevedo e Silva, Wellington lembrou que, quando foi relator setorial da área da Defesa e Justiça para o Orçamento do ano passado, focou principalmente na segurança das áreas de fronteira.
“À época, busquei os maiores entendimentos entre as forças armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - pelo bem do país, principalmente nas regiões de faixas de fronteira, protegendo nossa população de ilícitos que vão desde a entrada de drogas e armas, aos incêndios criminosos, com degradação ambiental”. Enquanto relator, Wellington entrou em acordo com o então relator-geral, e alocou recursos em emendas para o programa Calha Norte.
“Agora, precisamos que estes recursos sejam, de fato, liberados. A nossa região amazônica, como um todo, é grande e relativamente desprotegida. Por isso, as Forças Armadas têm um papel fundamental de integração, para garantir sua segurança e torná-la reconhecida internacionalmente”, alertou o senador ao ministro.
Segundo o parlamentar, o Calha Norte é um grande programa que tem dado muito certo, assim como outros programas de sucesso que envolvem as forças armadas e as polícias Federal, Civil e Militar. “É o exemplo do SISFRON, ao qual também alocamos recursos e que dá respostas imediatas no combate ao narcotráfico, na guarda das nossas fronteiras e na assistência social”, destacou.
No caso do Calha Norte, o atendimento aos 65 municípios diz respeito às obras de infraestrutura, asfalto, calçadas e galerias, melhorando a urbanização em uma parceria com outros parlamentares e prefeitos, fazendo jus à figura de Wellington enquanto líder municipalista no Congresso.
Outro pleito levado ao ministro Fernando Azevedo diz respeito à ampliação da presença do Exército em vários municípios, no que concerne aos programas sociais. “E aí conversamos sobre a possibilidade de ampliação do programa PROFESP, o programa Forças no Esporte, que certamente conferirá aos nossos jovens o desenvolvimento esportivo e social que tanto necessitam”, finalizou Fagundes.
Notícias dos Poderes
Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37