Tucano no ar
Leitão será relator de MP que altera regras das concessões de rádio e televisão
Medida Provisória muda as normas para renovação das concessões
Política | 13 de Outubro de 2016 as 11h 33min
Fonte: Redação com Assessoria

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) foi indicado pelo líder de seu partido na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (PSDB/BA), para compor a Comissão Mista da Medida Provisória 747 de 2016. O líder tucano também indicou Leitão para ser o relator da matéria que altera a Leiº 5.785, de 23 de junho de 1972, para dispor sobre o processo de renovação do prazo das concessões e permissões dos serviços de radiodifusão.
O texto da Medida Provisória foi editado pelo Palácio do Planalto e pelo ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e publicado no Diário Oficial da União no último dia 3.
A MP prevê que as emissoras deverão apresentar o pedido de renovação durante os 12 meses anteriores ao vencimento da outorga. Antes, o prazo para apresentar o pedido de renovação era de seis a três meses antes do vencimento.
A MP estabelece ainda que emissoras que pediram a renovação da concessão fora do prazo até a edição da medida terão os pedidos considerados e submetidos à avaliação do ministério. Emissoras que estejam funcionando em caráter precário poderão ter as concessões transferidas, se preenchidos os requisitos legais e regulamentares.
Outra mudança estabelecida pelo texto da Medida Provisória 747, é que, caso a outorga expire e o pedido de renovação não tenha sido analisado, o serviço será mantido, mas em caráter precário, transitório. Até a edição da MP, o pedido era considerado deferido se o órgão competente não se manifestasse em tempo hábil.
Segundo a Constituição Federal o prazo das concessões de TV é de 15 anos. A duração das outorgas de rádio é de dez anos.
A Comissão Mista aguarda a instalação. É composta por 12 senadores e 12 deputados como titulares e o mesmo número de senadores e deputados como suplentes.
A previsão inicial é que o parecer seja apresentado até o dia 1º de dezembro. O prazo, no entanto, pode ser prorrogado por até 60 dias.
A escolha de Nilson Leitão para a relatoria da matéria foi ratificada esta semana pela líder do governo no Congresso, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), em ofício encaminhado ao presidente do Senado, Renan Calheiros.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23