Eleições 2020
Justiça suspende divulgação de pesquisa feita pela Real Dados
Decisão aponta ausência de dados obrigatórios por lei
Política | 10 de Novembro de 2020 as 16h 51min
Fonte: Jamerson Miléski

O juiz eleitoral de Peixoto de Azevedo, Evandro Rodrigues, suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral elaborada pelo Instituto Real Dados – que tem sua sede em Sinop. A decisão expedida nesta terça-feira (10), atende a um pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral. Na sentença, o magistrado determina que o site que contratou a pesquisa (Só Notícias), retire a publicação do ar no prazo de 24 horas e que a coligação “O Trabalho Continua”, também pare de utilizar a pesquisa em seus programas eleitorais.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o instituto de pesquisa não apresentou ao processo a quantidade de pessoas entrevistadas em cada bairro. Para o MPE, faltam informações de natureza técnica na pesquisa.
O juiz eleitoral citou o site de registro de pesquisas eleitorais como evidência do pleito feito pelo MPE, concedendo a liminar.
A pesquisa foi divulgada no dia 26 de outubro, sob o registro MT-08247/2020. A amostragem apontava o favoritismo de um candidato com 48,1% e o segundo colocado com 27,1%. Em Peixoto, 6 candidatos disputam a prefeitura local. A sondagem da Real Dados teria entrevistado 258 eleitores.
Mais pesquisas
O instituto Real Dados, contratado pelo site Só Notícias, tem mais uma pesquisa registrada para cidade de Peixoto de Azevedo. Sua divulgação estava prevista para hoje, terça-feira (10).
Além da Real Dados, a justiça eleitoral também impugnou uma segunda pesquisa realizada no município, pelo Instituto Ângulo, que tem sede no Paraná. A decisão do magistrado foi “idêntica” ao caso Real Dados. No entanto, nessa amostragem do Instituto Ângulo, o resultado era diferente, invertendo o cenário apontado pela Real Dados.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00