Fake news
Justiça eleitoral identifica dono de perfil com vídeos apócrifos contra prefeito de Sinop
Quem comete crime de calúnia pode ser penalizado com detenção de seis meses a dois anos, além de multa
Política | 12 de Agosto de 2024 as 19h 42min
Fonte: Repórter MT

Em Sinop, a Justiça Eleitoral fechou o cerco contra as fake news, identificou o autor de uma página que veiculou conteúdo apócrifo contra o prefeito municipal, Roberto Dorner (PL), e deferiu liminar reconhecendo que se trata de propaganda eleitoral antecipada negativa. A ação foi impetrada pelo Partido Liberal de Sinop.
Em decisão da última quarta-feira (7), o juiz da 22ª Zona Eleitoral de Sinop, Walter Tomaz da Costa, determinou ainda que o Facebook forneça os dados que permitam identificar 18 pessoas que compartilharam o conteúdo objeto da ação.
A medida mostra a responsabilidade sobre o compartilhamento de publicações contendo conteúdo falso, as famosas fake news. Essas pessoas, após identificadas, podem responder criminalmente por calúnia e difamação, por imputar falsamente crime a outra pessoa, o que pode levar a uma pena de detenção de seis meses a dois anos, além de multa. Quem compartilha a falsa denúncia também se enquadra nessa regra.
O conteúdo veiculado na página era anônimo e mostrava uma suposta moradora e Sinop, dando uma entrevista difamando a gestão municipal, com um borrão sobre o rosto, com o fundo preto, evidenciando o nítido propósito sensacionalista, com propósito de fazer campanha eleitoral negativa da atual gestão que tem o prefeito como pré-candidato à reeleição.
Na decisão, o juiz esclarece que a conta na rede social é falsa, apócrifa, criada no instagram em julho de 2024 e não possui os dados necessários para identificação do seu proprietário ou responsável. No documento, o juiz destaca a “levianidade com o potencial propósito de avacalhar a gestão municipal”.
“Fato que por si só já é um indício de pouca ou nenhuma seriedade, responsabilidade ou coragem, sendo esta o inverso da covardia, a qual, esta, pode estar abraçada com a mentira e a leviandade com o potencial propósito de avacalhar a gestão municipal de saúde e atingir, pelo aludido "não voto" o atual gestor e pré-candidato à reeleição, conforme é notório.”, diz trecho da decisão.
Notícias dos Poderes
Projeto que autoriza 10 armas por cidadão e reduz burocracias avança no Senado
Medida simplifica o processo de aquisição e muda os critérios de antecedentes criminais para a obtenção do registro.
05 de Novembro de 2025 as 08h30Toffoli suspende trecho da Constituição de MT que garantia emendas de bancada da AL
04 de Novembro de 2025 as 16h08Pesquisa encomendada pela RECORD mostra intenções de voto para o governo de MT em 2026
No primeiro cenário estimulado, Wellington Fagundes, do PL, aparece com 42%
04 de Novembro de 2025 as 09h45Mauro Mendes bate o pé e quer que deputados rejeitem aumento salarial do Poder Judiciário
Em que pese ter previsão legal e financeira, governo do estado alega que reforma tributária criou vácuo que no futuro podem transformar o reajuste em bomba relógio
04 de Novembro de 2025 as 08h09Mendes tem 49%; Janaina é opção de 37% e Fávaro tem 20%
Pesquisa é do instituto Real Time Big Data, e ouviu 1.200 pessoas entre sábado (1º) e esta 2ª feira (3)
04 de Novembro de 2025 as 08h25Presidente do TJ diz que não vai recuar de reajuste a servidores
Governo aponta que o reajuste pode gerar um impacto bilionário nos cofres e efeito cascata nos Poderes
04 de Novembro de 2025 as 09h00Wellington Fagundes lidera disputa pelo governo de Mato Grosso, aponta pesquisa
03 de Novembro de 2025 as 14h33TJ aumenta em 150% valor de desapropriação de áreas em cidade de MT
Locais serão usados para ferrovia
03 de Novembro de 2025 as 08h48