Mato Grosso
Ibope aponta que 51% da população não conhece esquema dos grampos
Levantamento aponta que 35% dos entrevistados não levarão caso em consideração ao decidir
Política | 20 de Dezembro de 2017 as 10h 46min
Fonte: Folhamax

Um dos escândalos recentes do Estado parece ter passado desapercebido para a população mato-grossense. Segundo a pesquisa do Ibope, divulgada na última semana, 51% dos moradores do estado não tomaram conhecimento do caso dos grampos telefônicos ilegais, que ficou conhecido como “Grampolândia Pantaneira”.
A pesquisa apontou que, para 35% dos entrevistados, o caso não vai influenciar na escolha dos candidatos para as eleições de 2018. Outros 32% afirmam que a "Grampolândia" vai influenciar com certeza na hora de votar em outubro do ano que vem. Para 15% dos ouvidos pelo Ibope, os grampos telefônicos ilegais talvez influenciem na eleição.
O Ibope também questionou o conhecimento da população sobre o caso. Mais da metade da população (51%) não tomou conhecimento do caso, que envolveu a alta cúpula da Segurança Pública do Governo do Estado, na gestão do governador Pedro Taques. Outros 41% dos entrevistados, segundo o instituto, tomaram conhecimento.
A Grampolândia Pantaneira foi um esquema de escutas ilegais realizadas pela cúpula da Segurança Pública do Governo do Estado, durante a gestão do governador Pedro Taques. A Operação prendeu várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas os ex-secretários da Casa Civil, Paulo Taques, da Casa Militar, Evandro Lesco, de Segurança Pública, Rogers Jarbas e de Justiça e Direitos Humanos, Airton Benedito Siqueira Junior.
O Ibope entrevistou 812 pessoas em todo o Mato Grosso. Deste total, 196 foram ouvidos na capital e outros 140 na região sudoeste do estado. A pesquisa também falou com 154 moradores da região norte e com 322 da região sudeste.
Foram ouvidos moradores de 30 cidades de Mato Grosso, entre os dias 2 e 8 de dezembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30