Mato Grosso
Grupo de Mendes quer que Pivetta recue e apoie Fávaro para o Senado
Já Pivetta parece se abstrair da pressão e vem mantendo sua candidatura
Política | 28 de Agosto de 2020 as 16h 36min
Fonte: Kamila Arruda

O vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) está sendo pressionado para recuar de sua candidatura rumo ao Senado Federal. O grupo do governador Mauro Mendes (DEM), liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, quer que o pedetista desista de disputar o pleito que ocorre em novembro deste ano para facilitar o apoio do chefe do Executivo Estadual à candidatura do senador interno Carlos Fávaro (PSD).
Para o integrante de primeiro escalão estadual, o social democrata é o candidato mais viável para o pleito suplementar, e deve receber o apoio do governador.
Por outro lado, os irmãos Jayme e Julio Campos, ambos do DEM, tentam fazer com que Pivetta recue para apoiar o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) ao Senado. Em troca, ele receberia o apoio do DEM, PSDB e PL para a eleição de 2022 rumo ao comando do Palácio Paiaguás.
Já Pivetta parece se abstrair da pressão e vem mantendo sua candidatura ao Senado. Entre esse fogo amigo, o que está claro é que a relação entre Mendes e Pivetta não é das melhores. Aliados desde 2008, o que se comenta nos bastidores é a deslealdade do governador com o pedetista ao insistir em querer apoiar Fávaro ao Senado.
A disputa pelo recuo de Pivetta expõe ainda mais o racha no Democratas (DEM) por conta da eleição suplementar. A legenda está divida entre os três candidatos.
Fávaro, supostamente, já conta com o apoio de Mendes e de alguns de seus secretários como Mauro Carvalho. Já Leitão terá em seu palanque a família Campos que já garantiu, que independentemente do posicionamento do partido irá apoiar o tucano em novembro. Por outro lado, Pivetta conta a parceria com o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM).
Em reunião realizada na semana passada, os correligionários da legenda optaram por tentar chegar a um consenso quanto a quem apoiar na eleição rumo ao Senado Federal. Porém, o encontro terminou sem resolução e devem voltar a se reunir na próxima semana para tratar sobre a convenção partidária e tentar aparar as arestas.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00