Piquenique
GAECO desarticula organização criminosa que atuava no Tribunal de Contas
Corrupção ocorria dentro do órgão que fiscaliza os gastos públicos
Política | 20 de Junho de 2017 as 08h 29min
Fonte: Jamerson Miléski

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), composto por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar deflagrou na manhã desta terça-feira (20), a operação Convescote – termo sinônimo de “piquenique”. Os agentes cumprem 11 mandados de prisão preventiva em Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, todos expedidos pela Vara Especializada do Crime Organizado da Capital. Também estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de condução coercitiva.
Mais de 100 agentes das forças de segurança pública de Mato Grosso estão envolvidos na operação. Conforme o relatório do Ministério Público, a ação visa desarticular uma organização criminosa engendrada para saquear os cofres públicos, notadamente recursos públicos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas de Mato Grosso, por intermédio da FAESP (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual).
Além do crime de constituição de organização criminosa, também há indicativos da prática de peculato, lavagem de capitais e corrupção ativa.
Entre os alvos dos mandados de prisão estão servidores do Tribunal de Contas e do Poder Judiciário, funcionários da FAESP e empresários.
Notícias dos Poderes
Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30