Sinop
Fiscais da prefeitura protestam contra corte de benefícios
Servidores não estão recebendo a bonificação por produtividade no 13º salário e férias
Política | 03 de Março de 2017 as 15h 44min
Fonte: Jamerson Miléski

Um grupo de aproximadamente 25 servidores da prefeitura de Sinop, lotou a antessala do gabinete da prefeita Rosana Martinelli (PR), na manhã desta sexta-feira (3). Os funcionários, que atuam como fiscais na prefeitura (tributários, sanitários e outros), exigiam uma reunião com a gestora do município.
Os fiscais não quiseram falar com a imprensa sobre o ato interno de protesto, alegando que “o assunto é com a prefeita”. Resumiram dizendo que a reunião seria sobre “a ilegalidade que está sendo cometida com a equipe de fiscais do município”.
O GC Notícias apurou com um dos servidores que estava no local as razões da mobilização. Segundo ele, a atual administração cortou o adicional de produtividade da equipe de fiscalização, nos pagamentos referentes à férias e 13º salário.
O benefício foi instituído no segundo mandato do então prefeito Nilson Leitão (PSDB), nos idos de 2005. Desde então, o bônus que os fiscais recebem de produtividade serve de referência para o cálculo do 13º salário e também das férias, aumentando o valor do benefício. O servidor que conversou com o GC Notícias disse que a atual gestão está se negando a pagar o bônus. “Nós recebemos um oficio da secretaria de Finanças, informando que não receberíamos mais a gratificação por produtividade no 13º e nas férias. Foi isso, sem nenhuma conversa prévia”, comentou o servidor.
A bonificação por produtividade representa até 50% sobre o valor do salário base. Para os fiscais sanitários em início de carreira, que recebem um salário de R$ 1,9 mil, o adicional de produtividade torna seu rendimento “compatível” com a função.
O GC Notícias entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, solicitando uma posição. A informação foi de que a secretária de Finanças, Ivete Mallmann recebeu a equipe de fiscais e iniciou uma conversação com os servidores. “A secretária vai poder se manifestar melhor na semana que vem. A partir da próxima semana vão discutir de forma mais ampla o assunto, também com os servidores. Além de fazer uma avaliação melhor da legislação”, informou a assessoria.
A produtividade dos fiscais é acompanhada através de relatórios semanais, apresentados os chefes de cada departamento. Na gestão passada, a prefeitura fez uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado sobre a legalidade do pagamento do bônus de produtividade inclusive nas férias e 13º salário. A resposta foi positiva.
Notícias dos Poderes
Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30