Rede de apoio
Festeja Sinop: Prefeitura e Câmara realizam audiência pública para debater conscientização sobre saúde mental
Política | 02 de Setembro de 2025 as 16h 07min
Fonte: Assecom

A Audiência Pública sobre Depressão, Automutilação e Suicídio realizada manhã desta terça-feira (02), no Plenário Deputado Jorge Abreu da Câmara Municipal de Vereadores, reuniu autoridades políticas locais e vários profissionais da psiquiatria e psicologia para debater sobre os caminhos de apoio que o município pode trilhar para ajudar as pessoas com transtornos mentais e psicológicos. Mais de 500 pessoas, entre estudantes, pacientes e profissionais da área, participaram do evento que integra a agenda do Festeja Sinop - festividade de aniversário dos 51 anos da cidade.
O vereador Célio Garcia, idealizador do evento, explica que a audiência tem como principal objetivo, mostrar para os pacientes que há pessoas preocupadas com o bem estar do próximo e criar um elo de confiança entre o paciente e a rede de apoio.
“Esse evento é para mostrar que tem alguém que se preocupa com o próximo, porque tem muitas pessoas que passam por dificuldade e não encontram um apoio, um amparo. Uma audiência como essa acaba fazendo com que a pessoa se sinta estimulada a buscar a solução de um problema que, talvez, ela esteja vivendo. Por isso que nós focamos em temas importantes como a automutilação, suicídio e depressão. Falar desse assunto é um ato de coragem, mas ouvir as pessoas e dar o devido respaldo, é um ato de amor”, comentou.
O palestrante do evento, doutor Pedro Carvalho, psiquiatra, explica que o objetivo da palestra é mostrar para as pessoas mais próximas ao paciente, que há sinais visíveis que podem auxiliar na identificação de um possível transtorno e a necessidade de um tratamento. Essa ajuda, segundo ele, é fundamental para evitar situações e/ou tragédias como é a proposta do tema principal desse ano: depressão, automutilação e suicídio.
“Falamos dos comportamentos de risco que chamam nossa atenção, em relação a autolesão, comportamento suicidas; o que está envolvido no adoecimento dessas pessoas e, nós, como profissionais podemos ajudar e intervir. Eu acho muito importante esse tipo de evento, para trazer para as pessoas, para população, a conscientização sobre os transtornos mentais, sobre saúde mental e os sinais de alarme que familiares e amigos, pessoas próximas, podem reconhecer”, destacou ele.
O prefeito Roberto Dorner participou do encontro e destacou a importância do evento no debate desse assunto tão atual e necessário, destacando que é desses encontros que saem ideias que melhoram a qualidade da saúde pública municipal.
“Esse é o terceiro ano consecutivo dessa audiência e isso traz melhorias para nossa saúde. É nesse evento que discute as ideias e elas são sempre para melhorar. Viu a quantia de pessoas que estão aqui? Porque todo mundo tem interesse em melhorar, cada vez mais, e a Prefeitura está aqui para cuidar, através do CAPSi [Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil], dar assistência às pessoas que realmente necessitam desse serviço. A saúde pública avançando cada vez mais e a gente sabe da necessidade que ela tem e nesse setor, temos o vereador aqui promovendo essa audiência contribuindo com as ações do executivo”, comentou ele.
O chefe do executivo lembrou ainda das ações que a gestão já tem realizado nos últimos anos, contribuindo com a ampliação desses atendimentos. “Nós temos vários órgãos que ajudam no apoio à essas pessoas, através do CAPSi, CAPS e a AMA. O tratamento ou acompanhamento do autismo era um problema de saúde até poucos dias, mas conseguimos auxiliar na construção da sede própria deles [AMA], com a doação do salário de quatro anos de prefeito, e também apoio dos deputados conseguimos construir e agora, não precisam pagar aluguel e tem um espaço mais amplo e poder atender mais pessoas, principalmente as crianças autistas”, destacou.
O doutor Lucas Salvador, diretor da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, destaca que entre os avanços propostos pelo município, está a ampliação de terapias alternativas oferecidas e conduzidas pela equipe médica das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Hoje, dentro da atenção primária, temos duas equipes que atuam e se dividem dentro das 24 unidades básicas de saúde do município, elas são chamadas e-Multi [Equipes Multiprofissionais]. Nessas equipes temos psicólogos, nutricionista, arte educador, fisioterapeutas. Elas desenvolvem, além da assistência social, algumas terapias, entre elas a auriculoterapia, terapias individuais e em grupo que conseguimos disponibilizar para esses pacientes que precisam. Além desses recursos, nossos profissionais são capacitados, continuamente, para que quando essa pessoa precisa, ela possa procurar e confiar a esses profissionais que possuem um sofrimento psíquico que também atinge a saúde. Assim será muito bem acolhida pelos nossos enfermeiros, nossos médicos, nossos agentes comunitários de saúde, a nossa recepção”, comentou.
Para participar dessas terapias alternativas, o paciente precisa se dirigir à UBS correspondente ao seu bairro e requisitar à equipe a participação. “O paciente que precisa, deve se dirigir a uma unidade de saúde e dizer o que ele precisa, o problema que está enfrentando. Se for algo mais delicado, temos os coordenadores de unidade, eles são enfermeiros, então a pessoa pode pedir na recepção um encontro com o enfermeiro. Ele estará informado do fluxo de atendimento e designará cada um de acordo com a demanda e os atendimentos disponibilizados”, explicou Salvador.
Veja os locais e horários de atendimentos dos centros de apoios psicológicos de Sinop:
CAPS (destinada às pessoas acima de 18 anos)
Rua dos Imbés, nº 107, Centro de Sinop-MT
Atendimento das 7h às 18h
CAPSi (destinada à crianças e adolescentes até 17 anos)
Rua A-1, nº 59, Centro de Sinop-MT
Atendimento das 7h às 18h
UBS’s (destinada ao público geral)
Terapias alternativas
Atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C - mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.
Notícias dos Poderes
Adolescente de 15 anos em moto morre esmagado entre carro e muro em MT
Vítima foi identificada como Josias Henrique Rangel de Campos.
02 de Setembro de 2025 as 19h23Mutirão do CAR Digital 2.0 em Campo atende produtores rurais de 17 municípios
Os atendimentos estão sendo realizados na sede do Sindicato Rural de Sinop, das 8h às 18h.
03 de Setembro de 2025 as 07h20Seduc organiza grande final do SuperChef da Educação 2025 nesta quarta-feira (3)
Última etapa da competição começa com preparação de pratos e premiação realizada em cerimônia de jantar no Buffet Ipiranga
02 de Setembro de 2025 as 18h08Governo remarca leilão de lote de rodovias para concessão
Leilão que inclui trecho de Sinop a Vera será realizado no final de outubro
02 de Setembro de 2025 as 17h24Portal nacional integra informações e amplia eficiência em investigações de pessoas desaparecidas
A ferramenta representa um grande avanço para que pessoas, que possam estar em outros estados, sejam localizadas com mais facilidade
02 de Setembro de 2025 as 15h24