Prática antiga
Ex-chefe de Silval insinua que prefeita e deputado recebiam propina de Riva
Silvio Correa detonou Luciane e Oscar Bezerra em conversa gravada por Alan Zanatta
Política | 02 de Outubro de 2017 as 09h 15min
Fonte: Folhamax

Em conversa com o ex-secretário de Indústria e Comércio, Alan Zanatta, o ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, relatou que a forma de “atuação” da atual prefeita de Juara, Luciane Bezerra (PSB), e do marido, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), é “antiga”. Apesar de não deixar claro, Sílvio fala que eles “batiam” para depois ganhar benefícios próprios junto ao Executivo.
Oficialmente, Luciane era considerada oposição a gestão Silval e uma das principais críticas ao peemedebista na Assembleia. Posteriormente, foi gravada recebendo dinheiro das mãos do ex-chefe de gabinete.
De acordo com a delação, os valores eram propinas paga a deputados estaduais para “manter a governabilidade” na Assembleia Legislativa. A delação aponta ainda que o marido dela, deputado Oscar Bezerra, que assumiu cadeira no parlamento em 2015, também cobrou propina do ex-governador.
Oscar, como presidente da CPI das Obras da Copa, teria exigido R$ 15 milhões para “aliviar” para Silval no relatório final da comissão.
No trecho da conversa em que questiona sobre as gravações aos deputados, Zanata comenta que considera uma “covardia” a forma como a atual prefeita de Juara agia. Principalmente, por ela subir na tribuna do legislativo e “detonar” Silval.
Em resposta, o ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa disse que já era esperado. Segundo ele, o casal atuava desta maneira desde a época em que José Riva presidia a Assembleia Legislativa, insinuando que recebiam propina do ex-deputado. “Isso já era esperado, desde a época do Riva eles já faziam isso. Eu já falei isso e ele (Silval) sabia que eles faziam”.
A conversa entre os dois membros do governo Silval aconteceu na residência de Silvio César durante uma visita que Zanatta fez a ele no mês de agosto, após os vídeos serem divulgados na imprensa.
O ex-secretário de Indústria e Comércio gravou tudo que foi falado com um telefone celular desde que um funcionário de Silvio o buscou para levá-lo a residência.
Todo conteúdo foi divulgado pela edição eletrônica do jornal Folha de São Paulo na última quinta-feira (22). Para a defesa de Silval e Sílvio César, Zanatta tentou forjar uma obstrução de informações de Silvio para defender o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB).
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30