Articulação
Estado assegura caminhões bombeiros para aeroporto de Sorriso
Política | 16 de Fevereiro de 2017 as 15h 45min
Fonte: Assessoria

Até 2018, Mato Grosso contará com oito aeroportos regionais recebendo voos comerciais. Na atualidade, são seis. A ampliação destas estruturas visa estimular o desenvolvimento das cidades, melhorar o acesso a serviços públicos e elevar a qualidade de vida do cidadão. Além disso, o Governo do Estado busca melhorias na segurança operacional das unidades aeroportuárias.
Em reunião realizada na sede da Secretaria de Aviação Civil (SAC), nesta quarta-feira (15.02), em Brasília (DF), o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, teve a confirmação de que os aeroportos de Sorriso e Cáceres receberão Caminhões de Combate a Incêndio (CCI). O compromisso foi assegurado pelo diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), Eduardo Bernardi.
No encontro, ficou acordado que o aeroporto de Sorriso receberá um caminhão bombeiro com maior capacidade (do tipo 4), em substituição ao atual, do tipo 3, que será encaminhado para atuar em Cáceres. Marcelo Duarte explicou que os caminhões são imprescindíveis para determinar a capacidade de segurança operacional dos aeroportos, uma vez que eles aumentam o nível de proteção contra incêndio das unidades.
“A confirmação que obtivemos na Secretaria de Aviação é muito importante para darmos prosseguimento ao nosso plano de reforma e ampliação da capacidade das unidades que recebem voos comerciais, estimulando negócios e a conexão de pessoas”, afirmou o secretário, que esteve acompanhado por uma comitiva de Mato Grosso, integrada pelo suplente de deputado federal Xuxu Dal Molin, entre outros.
As ações voltadas para os aeroportos fazem parte do Programa Voe MT (Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional), que conta com a parceria fundamental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) irá executar uma série de obras no aeroporto de Cáceres, como a reforma da estrutura e adequação do terminal, a ampliação e adequação do pátio de parada de aeronaves, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, revitalização da cerca operacional e sinalização noturna. O investimento deve ser superior a R$ 4 milhões.
Atualmente, Mato Grosso conta com as unidades de Rondonópolis, Sorriso, Barra do Garças, Alta Floresta, Sinop, além do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, recebendo voos comerciais diariamente. Até 2018, devem entrar em operação os termineis de Cáceres e Tangará da Serra.
Voe MT
O programa tem foco no fomento e democratização do transporte aéreo, diversificando as cidades a serem atendidas com voos regulares.
As companhias aéreas que abrirem voos no estado podem obter redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compra de querosene de aviação, por meio do programa Voe MT.
Notícias dos Poderes
Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30