Elogio?
Enquanto eu for governador, Luiz Soares será o secretário de Saúde, assegura Taques
Governador disse que secretário é feio igual à fome do meio dia, mas é competente
Política | 02 de Fevereiro de 2018 as 09h 44min
Fonte: Olhar Direto

O governador José Pedro Taques (PSDB) mandou um recado duro para a oposição, aliados e até mesmo para cardeais do seu partido, o PSDB, que cobram insistentemente a demissão do secretário de Estado de Saúde, ex-deputado Luiz Vitório Soares. “Eu quero aqui de público dizer: enquanto eu for o governador de Mato Grosso, Luiz Soares será o secretário de Saúde!”, proclamou Taques, em alto e bom tom, durante evento público, no Salão Ponce de Arruda do Palácio Paiaguás, nesta semana.
Num momento em que trabalha para montar a base que tende a sustentar a sua provável campanha à reeleição, ele tratou de jogar água fria na fervente e crescente pressão contra o secretário de Estado de Saúde. “O secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, é feio igual à fome do meio dia. Mas é muito competente!”, observou ele, em raro elogio rasgado a um auxiliar, para sustentar sua tese pró secretário de Saúde.
Pedro Taques revelou que todos os dias recebe pressão para demitir o titular da SES. “Todo dia chega uma pessoa para falar mal do Luiz Soares, para mim. Todo dia! Ele é o campeão disso! Chega a pedir para eu demitir Luiz Soares. Dizem: olha você tem que tirar o Luiz Soares”, revelou o chefe do Poder Executivo, num misto de desabafo e análise jocosa.
O governador ponderou que não deseja ser ‘miss simpatia’ nem é candidato a isso. “Eu e o Luiz Soares, nós não somos candidatos a miss simpatia. Eu não sou candidato a miss simpatia! Eu fui eleito para resolver os problemas de Mato Grosso. E nós estamos buscando fazer isso. Com todas as dificuldades”, afirmou ele, sobre a corriqueira reclamação de suposta antipatia do secretário de Saúde.
Pedro Taques elogiou o histórico familiar do secretário, filho do ex-deputado Oscar Soares. “Luiz Soares tem história que vem de longe. Vem lá de Alto Garças [Sudeste de Mato Grosso]; tem herança genética de trabalho e honestidade, do deputado Oscar Soares. Homem que pensa republicanamente”, emendou o chefe do Poder Executivo.
O governador destacou ainda a parceria que Luiz Soares teve com o ex-governador Dante Martins de Oliviera (in memorian) e o médico Júlio Müller Neto, ex-secretário de Estado da Saúde, responsável pela implantação da regulação no Sistema Único de Saúde (SUS), hoje adotada em todo o Brasil. “Luiz Soares trás essa herança de Dante de Oliveira e de Júlio Müller. Herança de trablaho pela saúde pública há muito tempo. Eu acredito na saúde pública”, concluiu Taques.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30