Eleição suplementar
Dilmar diz que mesmo se ganhar para o Senado, continua como deputado
Ele será suplente na chapa encabeçada por Júlio Campos
Política | 12 de Março de 2020 as 15h 09min
Fonte: Redação com assessoria

A suplência do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) na chapa do candidato ao Senado Júlio Campos (DEM) em nada prejudica seu mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que será mantido em caso de sucesso no pleito suplementar do dia 26 de abril. O deputado assegurou que seu trabalho parlamentar, incluindo a liderança do governo, também não sofrerá alterações no período eleitoral.
A explicação vem do coordenador jurídico da campanha, o advogado Lenine Póvoas. Segundo ele, o artigo 54, inciso II, alínea D da Constituição Federal deixa claro que deputados e senadores não poderão ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo. “O texto da Constituição é bem claro e elucidativo: o parlamentar não pode ser titular de dois mandatos. Nada impede que o Dilmar seja titular na Assembleia Legislativa e que seja suplente no Senado. E mais: numa eventual licença de Júlio Campos, o Dilmar pode também se licenciar da Assembleia para assumir a cadeira no Senado. Só precisa renunciar ao mandato de deputado se for para assumir o Senado de maneira definitiva”, explicou Póvoas.
Para Dilmar, a situação é clara desde que recebeu o convite para compor a chapa. Experiente, ele enfatizou que “jamais aceitaria o convite se tivesse a mínima possibilidade de prejudicar a campanha de Júlio Campos” e disse acreditar que a “guerra de informações” já começou.
“Qualquer informação diferente do que está expresso na Constituição Federal é para criar instabilidade no cenário político. É uma tentativa de induzir as pessoas ao erro e de desacreditar nossa campanha por meio de Fake News”, completou Dilmar.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21