Conquista
Deputado anuncia emancipação da Universidade Federal de Sinop
Ministério da Educação inicia estudos para implantação da UFN: Universidade Federal do Norte
Política | 12 de Dezembro de 2024 as 13h 52min
Fonte: Jamerson Miléski

Em breve a UFMT Sinop passará a ser a UFN (Universidade Federal do Norte do Mato Grosso). A confirmação da emancipação do campus local em uma universidade autônoma e independente foi transmitida pelo Ministério da Educação para o deputado federal e ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB). Durante uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e sua equipe técnica, realizada na tarde desta quarta-feira (11), Juarez tratou do assunto, recebendo uma resposta afirmativa do ministério. “Foi um trabalho de convencimento. Mostrei para o ministro da história de Sinop, do crescimento da cidade, do tamanho que a UFMT tem e da sua importância para todo o Norte de Mato Grosso. Conversamos com toda a equipe técnica. Embora não esteja nos planos do Ministério da Educação emancipar universidades no momento, uma exceção foi aberta para Sinop”, afirmou Juarez.
Com o aval do ministro, a equipe técnica do MEC iniciará os estudos para o processo de emancipação da UFMT e criação da UFN. Segundo Juarez, uma visita do ministro está sendo programada para fevereiro ou março, quando o projeto já estará na fase de implantação. “Eu pedi para o ministro se já poderia anunciar a implantação da Universidade Federal do Norte. Ele não apenas disse que podia, mas que deveria dar a notícia. Está certo, consolidado. É um sonho que se concretiza”, declarou Juarez.
O processo de emancipação da UFMT Sinop vem sendo vindicado há 4 anos. Com aproximadamente 3,5 mil alunos, o campus concentra 20% dos acadêmicos da UFMT, embora em termos de orçamento disponha algo na casa dos 11%. Com a emancipação, a universidade local passa a ter um orçamento próprio, descentralizado da UFMT.
A história da UFMT Sinop começa no ano de 1993, com a implantação de uma extensão chamada de IUNMAT (Instituto Universitário do Norte Matogrossense). Somente em 2006, quando Fernando Haddad era ministro da Educação, foi implantado oficialmente o campus da UFMT em Sinop. No ano de 2012, quando Juarez Costa era prefeito de Sinop, a UFMT local recebeu o curso de Medicina, um dos marcos da instituição. “Para mim é uma realização ver a evolução do campus da UFMT Sinop e sua consolidação como uma universidade independente. Como político, acredito que esse será um dos maiores legados: ter participado e contribuído com o processo de criação de uma universidade federal em Sinop”, comentou Juarez.
Atualmente a UFMT conta com os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia florestal, Enfermagem, Licenciatura em Ciências da Natureza, Medicina, Farmácia, Engenharia Agrícola e Ambiental. A instituição conta com 250 professores. Cerca de 70% dos acadêmicos do campus são de fora de Sinop.
Notícias dos Poderes
Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06Em jantar estratégico, Pivetta sela apoio de Mauro Mendes, Maggi e aliados para 2026
09 de Julho de 2025 as 07h51Campanha ao Senado exigirá foco total de Janaína, avalia Faiad
08 de Julho de 2025 as 14h52Lula não vai sancionar projeto que aumenta bancada de MT
Texto aprovado pelo Congresso em junho aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais
07 de Julho de 2025 as 16h00