Sinop
DEM estará com Juarez na eleição de 2020
Rivais históricos em Sinop, DEM e MDB sinalizam aliança para o pleito municipal
Política | 24 de Janeiro de 2020 as 15h 46min
Fonte: Jamerson Miléski

A aliança entre DEM e MDB na eleição de 2018, que colocou Juarez Costa e Dilmar Dal’Bosco no mesmo palanque, deve ser reeditada em 2020. O que surgiu como imposição dos diretórios estaduais acabou se revelando uma parceria com afinidades políticas.
Historicamente DEM e MDB estiveram em posições opostas nas eleições de Sinop. Nas duas vezes que Juarez disputou a prefeitura, concorreu contra um vice do DEM (em 2008, Jorge Yanai); e um candidato a prefeito da sigla em 2012 - Dilceu Dal’Bosco, irmão de Dilmar. Antes disso, o domínio do executivo municipal foi do PSDB, com o DEM dentro da base aliada e o MDB na oposição.
As divergências políticas entre o DEM e MDB de Sinop começaram a ser lixadas em 2018, quando Carlos Bezerra (MDB), anuiu a candidatura de Mauro Mendes (DEM), para governador. No cenário local, Juarez disputava para deputado federal e Dilmar para deputado estadual. Fizeram campanhas juntos em vários municípios e foram as únicas duas lideranças de Sinop eleitas no último pleito.
Após o sucesso eleitoral, Juarez e Dilmar mantiveram a parceria, trabalhando conjuntamente – como no caso dos recursos conquistados junto ao Estado para transformar a MT-140 em avenida. “Agora, na eleição de 2020, queremos emplacar essa aliança para prefeitura de Sinop”, declarou Dilmar.
Para o deputado estadual, existe um pedido da sociedade para que Juarez retorne à prefeitura de Sinop. Dilmar acredita que a candidatura do ex-prefeito é praticamente “irreversível”. “O DEM apoia a candidatura de Juarez à prefeitura de Sinop e, nesse momento, estamos preparando o partido para indicar um nome para compor a majoritária, como vice-prefeito”, revelou o deputado.
Dilmar chegou a listar nomes que poderiam ser indicados à vice de Juarez. O apontamento feito mostrou que o DEM de Sinop está preparando um grande ato de filiação para reforçar seus quadros – trazendo de volta antigas lideranças da sigla e recepcionando novas.
Entre os nomes listados por Dilmar estão dois vereadores: Ademir Bortolli e Billy Dal’Bosco.
Bortolli está no seu 3º mandato, atualmente afastado para assumir a função de Secretário de Assistência Social, na prefeitura de Sinop. Bortolli começou sua trajetória política no DEM, mas na última eleição acabou migrando para o MDB.
Já Billy está no seu primeiro mandato, eleito pelo PR. Ele é irmão de Dilmar. Segundo o deputado, tanto Billy como Bortolli irão se filiar ao DEM em março, quando abre a janela para mudança de partido.
A lista de possíveis vices segue com mais dois nomes que ainda não estão filiados ao DEM: Daniel Coutinho e Dilceu Dal’Bosco. Coutinho é diretor de Cultura da gestão Rosana Martinelli, empresário e jornalista. Por um longo tempo fez parte da equipe política ligada a Dilmar e Dilceu. No momento sem partido, Coutinho se filiaria ao DEM também no grande ato de março.
Já o ex-deputado estadual Dilceu Dal’Bosco, no momento sem partido, regressaria para o DEM, com status de possível vice de Juarez. Isso colocaria os dois adversários da eleição de 2012 no mesmo palanque.
A lista fecha com o suplente de vereador e comunicador Célio Garcia, e o ex-vereador, secretário de Trânsito e empresário, Júlio Dias - atual presidente do DEM em Sinop.
Segundo Dilmar, outros nomes poderão ser apontados ao longo do ano. “Nossa preocupação é indicar um nome que some ao projeto, que seja competente e tenha aceitação da população”, ressaltou.
A primeira vez que Juarez falou abertamente sobre o desejo de retornar ao posto de prefeito de Sinop foi em outubro do ano passado. Clique aqui para lembrar da reportagem.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02