Prefeitura de Cuiabá
Debate entre candidatos a prefeito de Cuiabá é marcado por trocas de acusações e ataques pessoais
Botelho, Abílio e Lúdio Cabral protagonizaram embates e deixaram apresentação de propostas à margem no debate
Política | 03 de Setembro de 2024 as 19h 13min
Fonte: O documento

O debate realizado nesta terça-feira (3) entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá, promovido pela TV Vila Real, foi dominado por ataques pessoais e acusações, deixando em segundo plano a apresentação de propostas para a cidade. O embate envolveu diretamente os deputados Eduardo Botelho (União Brasil), Lúdio Cabral (PT), e Abílio Brunini (PL).
O debate, que deveria ter sido uma oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas para Cuiabá, acabou sendo marcado por um clima de confronto e acusações mútuas, sem um foco claro nos desafios e soluções para a capital mato-grossense.
A primeira troca de farpas ocorreu quando Eduardo Botelho acusou Lúdio Cabral de ser criminoso, mencionando que o petista foi alvo da Operação Sodoma. Em resposta, Lúdio negou qualquer envolvimento em corrupção e devolveu a acusação, apontando que a Construtora Nhambiquaras, ligada a Botelho, fez um acordo com o Ministério Público de Mato Grosso para devolver recursos. Botelho reagiu, chamando Lúdio de mentiroso e “lobo em pele de cordeiro.”
O clima esquentou ainda mais quando Abílio Brunini acusou Botelho de prejudicar os pescadores de Mato Grosso com sua atuação na Assembleia Legislativa. Botelho contra-atacou, afirmando que Abílio não tem competência para administrar Cuiabá e que o candidato bolsonarista “apenas envergonha o estado em nível nacional com sua atuação na política.”
“Esse candidato não tem competência. Perguntei sobre agricultura familiar e ele não falou nada. Sabe por quê? Porque ele não tem projeto nenhum. O projeto dele é só fazer palhaçada e envergonhar Mato Grosso no cenário nacional”, declarou Botelho durante o debate.
A tensão entre os candidatos também foi evidente em outro momento, quando Lúdio questionou Abílio sobre seu apoio à soltura de Chiquinho Brazão, acusado de envolvimento no assassinato da vereadora carioca Marielle Franco. Além disso, o petista acusou Abílio de copiar propostas de seu plano de governo, como a revitalização da Lagoa Encantada, e de buscar apenas curtidas nas redes sociais. Abílio negou as acusações, afirmando ser o autor das ideias.
Notícias dos Poderes
Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06